Claro e Vivo lideram ranking de velocidade em internet móvel

Elas superaram o desempenho de TIM, Oi e Nextel no relatório do Speedtest

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Speedtest lançou um relatório com estatísticas sobre a internet móvel no Brasil. Além de informar a velocidade média de download e upload, o ranking traz as operadoras mais rápidas do país. Claro e Vivo estão na frente, superando o desempenho de TIM, Oi e Nextel.

A Claro recebeu o Speedtest Fastest Mobile Award por ser a operadora móvel com maior velocidade: 26,7 Mb/s de download e 9,2 Mb/s de upload, em média. A Vivo está em segundo lugar no ranking, seguida pela TIM.

Na lanterna, estão a Oi — que segue em processo de recuperação judicial — e a Nextel, cujos prejuízos podem levar à venda da empresa para concorrentes (incluindo Vivo ou Claro).

Este é o ranking completo:

  • Claro: 26,71 Mb/s de download, 9,20 Mb/s de upload
  • Vivo: 18,28 Mb/s de download, 7,79 Mb/s de upload
  • TIM: 14,77 Mb/s de download, 7,07 Mb/s de upload
  • Oi: 11,65 Mb/s de download, 5,14 Mb/s de upload
  • Nextel: 9,95 Mb/s de download, 5,10 Mb/s de upload

Esses dados foram obtidos pela Ookla a partir dos aplicativos do Speedtest para iOS e Android. Os 3.673.813 testes, realizados entre janeiro e junho de 2018, foram iniciados pelos próprios usuários. Somente as operadoras com mais de 3% de amostras são listadas.

No Brasil como um todo, a velocidade média da internet móvel é de 18,2 Mb/s para download, e 7,5 Mb/s para upload, com latência de 63 ms.

Isso não está muito distante da média mundial: 22,8 Mb/s no download e 9,1 Mb/s no upload. Estamos em 70º lugar entre 124 países no quesito banda larga móvel; Catar, Noruega e Emirados Árabes Unidos lideram a lista.

O Speedtest também vai divulgar um ranking sobre a banda larga fixa no Brasil, e adianta que a NET ficou em primeiro lugar. Ela é “a líder em velocidades de download em 20 das 27 unidades federais”. Saberemos mais detalhes em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados