União Europeia voltará a discutir padrão para carregador de celular

O bloco europeu busca padrão que permita usar um carregador para todos os smartphones

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Gauthier DELECROIX/Flickr

Você provavelmente já pediu um carregador de celular emprestado e percebeu que ele não estava no padrão do seu aparelho. Esse é um problema frequente entre usuários de iPhone e Android, e voltará a ser discutido em breve pela União Europeia.

O bloco analisará se precisa tomar ações mais drásticas para forçar as fabricantes de smartphones a adotarem um padrão universal para carregadores. A intenção é avançar na pauta que começou a ser discutida há quase uma década.

Em 2009, a União Europeia chegou a um acordo com 14 fabricantes que se comprometeram a usar o padrão microUSB. Por meio de um memorando de entendimento, marcas como Apple, Samsung, Huawei e Nokia aceitaram o padrão e prometeram levá-lo aos usuários até 2011.

Sete anos depois, o microUSB perdeu espaço para o USB-C, e ainda não é possível usar somente um carregador para carregar qualquer aparelho. Para a comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, há várias razões para a adoção de um carregador universal.

Além de representar um incômodo, a diferença faz muitos usuários descartarem os cabos antigos, o que leva a 51 mil toneladas de lixo eletrônico por ano na União Europeia. Como o objetivo de anos atrás não foi atingido, o bloco buscará alternativas.

“Dado o progresso insatisfatório de uma abordagem voluntária, a Comissão Europeia irá realizar em breve um estudo de avaliação de impacto para avaliar os custos e benefícios de outras opções”, afirma Vestager.

Possivelmente, a nova opção citada pela comissária passa pela adoção do já bastante utilizado USB-C. O padrão, inclusive, chegou a ser considerado pela Apple antes do lançamento do iPhone X.

Com informações: Reuters.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados