Samsung promove câmera do Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

Samsung deu a entender no Twitter e Facebook que fotos feitas com câmeras profissionais foram tiradas com Galaxy S9 e Galaxy A8

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses

As contas oficiais da Samsung no Twitter e no Facebook usaram fotos tiradas com câmeras profissionais para promover o Galaxy S9 e Galaxy A8. A descrição dos posts dava a entender que as imagens foram capturadas por um desses celulares, sem deixar claro que se tratava de algo feito com uma DSLR.

Na última terça-feira (14), a conta da Samsung no Twitter disse que “a câmera frontal do #GalaxyA8 tem foco dinâmico” e ilustrou isso com uma selfie, marcada com o logotipo da empresa. O usuário Felipe Torres citou o tweet dizendo que a foto “não foi tirada com a câmera frontal de um A8”. A Samsung respondeu: “a nossa foi sim 😊”.

Na verdade, ela foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III. A foto aparece no catálogo da Getty Images — para encontrá-la, basta fazer uma busca reversa no Google Imagens. O tweet foi removido.

Samsung responde

Em comunicado ao Tecnoblog, a Samsung diz que usa fotos de bancos de imagens “em alguns casos”, dependendo da identidade visual usada na campanha de marketing. Ela também reconhece que, no tweet mencionado acima, a foto “é uma das que são provenientes de um banco de imagens”.

Eis o comunicado na íntegra:

A Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos.

Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone.

A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor.

Galaxy S9 ou Canon EOS?

Não é a primeira vez que isso acontece. No Facebook, descobrimos algo parecido: a empresa postou três fotos dando a entender que foram capturadas pelo Galaxy S9; na verdade, elas foram adquiridas em bancos de imagens.

Por exemplo, este post diz que “a câmera do #GalaxyS9 se ajusta sozinha à luz baixa e faz ótimas fotos até depois do anoitecer”. A foto pode ser encontrada na Getty, e foi capturada com uma Canon EOS 5DS R.

Mais casos

“Sempre vale uma foto do look quando se tem um #GalaxyS9 nas mãos”, escreve a Samsung no Facebook. Esta foto, tirada com uma Nikon D810, está à venda no Depositphotos.

“Com o estabilizador de imagem da câmera do #GalaxyS9 nenhum movimento passa batido”, garante um post no Facebook. A foto, disponível na Getty, foi tirada com uma Canon EOS 5DS R.

“Rolou aquela vontade de tirar uma selfie? A câmera do #GalaxyA8 te entrega a foto incrível, pronta pra postar”, diz um tweet da Samsung. A foto está na Getty Images.

Nokia se envolveu em caso parecido

Nos idos de 2012, a Nokia se viu em uma polêmica semelhante ao divulgar o Lumia 920. Ela demonstrou em um vídeo a tecnologia PureView com estabilização óptica de imagem. A cena com a legenda “OIS ON” dava a entender que o celular estava fazendo a gravação. No entanto, um reflexo nessa mesma cena revela que tudo foi feito com uma câmera profissional.

O vídeo era intitulado “PureView – The Next Innovation” e mostrava um ator segurando o Lumia 920, que parecia gravar a cena. A Nokia prometeu fazer uma revisão ética em seus procedimentos de marketing. “Entendemos que não houve a intenção de enganar ninguém, mas ocorreu um julgamento ruim na decisão de não usar um aviso”, disse a empresa na época.

https://www.youtube.com/watch?v=A-TZmvZTwSk

Atualizado às 16h34 com resposta da Samsung

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados