Gmail ganha modo confidencial no Android e iOS

Google diz que não é possível copiar, encaminhar e imprimir um e-mail confidencial nem baixar seus anexos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Gmail - smartphone

O Gmail passou por um grande redesign este ano e ganhou alguns recursos, como adiar mensagens e usá-lo offline sem instalar extensões no PC. Há também um modo confidencial para e-mails que se autodestroem depois de um período determinado — e isso acaba de chegar ao Android, iPhone e iPad.

Em um e-mail confidencial, as opções para copiar, encaminhar e imprimir o texto da mensagem ficam desativadas. Também não é possível baixar os anexos, apenas visualizá-los. Além disso, você pode definir um prazo de validade de um dia, uma semana ou até cinco anos. Dá até para exigir uma senha enviada por SMS e gerada automaticamente pelo Google.

O modo confidencial já estava disponível na web: basta compor uma nova mensagem e clicar no botão de cadeado na parte inferior. Agora, isso também aparece em dispositivos móveis.

Para ativar o modo confidencial no Android ou iOS, o processo é o mesmo:

  • toque no botão Escrever para criar uma nova mensagem;
  • toque nos três pontos (…) para abrir o menu;
  • escolha a opção Modo Confidencial.

Lá, você poderá definir o prazo de validade (isso é obrigatório) e se a mensagem exigirá uma senha (isso é opcional). Toque em Salvar e envie o e-mail.

Como funciona o modo confidencial do Gmail

Se o destinatário usar o Gmail, ele poderá abrir a mensagem diretamente, inserindo a senha recebida por SMS se for o caso. Mas se ele estiver no Outlook ou outro serviço, será necessário clicar/tocar no link “Ver o e-mail” — ele é aberto em uma nova página.

A ideia é evitar que o e-mail seja compartilhado acidentalmente. Assim, nada impede que alguém tire uma captura de tela. E o Google avisa que, mesmo com todas essas proteções, “destinatários mal-intencionados ou com programas mal-intencionados ainda podem copiar e fazer o download da mensagem ou dos anexos”.

Vale lembrar que o modo confidencial está disponível apenas no redesign do Gmail (e ainda não aparece para os clientes do G Suite). Quem estiver na versão antiga será migrado em setembro, com a opção de voltar. Em outubro, o design antigo será desativado.

O Gmail ganhou outros recursos bacanas nos últimos meses. É possível personalizar as ações de deslizar mensagens no iOS ou Android; desativar mensagens agrupadas; e adiar mensagens (algo trazido do Inbox).

Com informações: Android Authority.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados