Netflix testa inserir anúncios de seu catálogo entre episódios de série

Vídeos promocionais da Netflix ocupam a tela inteira e tocam entre episódios da série que o usuário estiver vendo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Netflix está testando uma forma de promover títulos de seu catálogo: inserindo anúncios entre um episódio e outro de séries. A empresa quer ver se isso aumenta o engajamento dos usuários — só que muita gente ficou irritada com essa novidade.

Em comunicado ao TechCrunch, a Netflix explica que seus vídeos promocionais tocam entre episódios da série que o usuário estiver vendo. Eles ocupam a tela inteira, e são personalizados de acordo com seus gostos.

Há um botão “Continuar” para tocar o próximo episódio a qualquer momento, mas alguns usuários relatam que essa opção às vezes não aparece. Neste caso, eles são obrigados a ver o anúncio inteiro.

Esses vídeos promocionais podem mencionar qualquer conteúdo no catálogo, não apenas séries e filmes originais da Netflix. Eles substituem a prévia sobre o próximo episódio, que antes aparecia no lado direito da tela com título, descrição e miniatura.

Reação negativa

A Netflix vem testando isso com uma pequena porcentagem de usuários ao redor do mundo. Nem todos os assinantes têm acesso.

No entanto, a reação foi bem negativa: o serviço de streaming nunca recomendou conteúdo entre episódios; os clientes não esperam ver anúncios neste serviço pago; e alguns não querem ser interrompidos enquanto fazem maratona de série. As reclamações estão se acumulando no Twitter e no Reddit.

https://twitter.com/Starfox51315/status/1030443940573523968

https://twitter.com/itsgonnabfine/status/1030471974651219968

Como lembra o TechCrunch, a Netflix só lança um recurso para todos os assinantes se ele aumenta o engajamento (ou outra métrica importante). Sabe aqueles trailers que tocam automaticamente quando você seleciona uma série ou filme? Eu acho isso meio irritante, mas é algo que funciona.

Em comunicado, a empresa diz que está tentando ajudar seus clientes a “encontrar, com mais facilidade, algo fantástico para assistir”. O texto segue abaixo na íntegra:

Na Netflix, realizamos centenas de testes todos os anos para que possamos entender melhor o que ajuda os membros a encontrar, com mais facilidade, algo fantástico para assistir.

Há alguns anos, introduzimos prévias em vídeo na experiência de TV, porque vimos que elas reduziam significativamente o tempo que os membros passavam navegando; e os ajudavam a encontrar, ainda mais rápido, algo que eles gostassem de assistir. Desde então, fizemos ainda mais experimentos com vídeo, com base em recomendações personalizadas para programas e filmes no serviço ou em breve, e continuamos a aprender com nossos membros.

Neste caso em particular, estamos testando se oferecer recomendações entre episódios ajuda os membros a descobrir mais rapidamente histórias das quais gostarão. É importante observar que, se não estiver interessado, o membro pode pular essas prévias a qualquer momento.

Em 2015, a empresa se envolveu em uma polêmica semelhante. Antes de um episódio ou filme, apareciam anúncios de suas séries originais; depois que ele terminava, também. A Netflix continuou exibindo trailers, mas disse que “não tem a intenção de incluir publicidade no serviço”.

Você pode se interessar por:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados