Fortnite para Android foi lançado com falha de segurança no instalador

Problema já foi corrigido no instalador, mas a falha pode ainda estar em alguns aparelhos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite

O lançamento de Fortnite para Android é garantia de problemas ao ensinar o caminho da abertura da segurança dos smartphones com o sistema operacional móvel do Google. Risco tão elevado que o Google já encontrou um meio onde malwares podem chegar até o aparelho com ajuda do instalador oficial do game – e a Epic, desenvolvedora do título, ficou bem brava ao ver o alerta do gigante das buscas.

Abrir o Android para a instalação de apps que não são encontrados dentro da Play Store não é algo novo, mas abre também a porta da segurança do aparelho para que qualquer coisa consiga entrar no dispositivo sem muitas dificuldades – um vírus, por exemplo. A falha que o Google descobriu aparece quando o usuário procura e instala algum app que consegue entrar no meio do download do Fortnite e instalar outras coisas além do jogo, trocando o endereço interno de download que o instalador utiliza, para baixar de outro servidor – que não vai baixar o jogo, mas sim vírus, malwares e outras coisas.

Como tudo começou

A desenvolvedora do game foi avisada pelo Google no dia 15 de agosto, enquanto a falha ainda não era de conhecimento público. A Epic precisou de dois dias para criar um patch que remedia o problema e liberou para todo mundo que já baixou o instalador.

Para ajudar na segurança de todos os usuários, a empresa responsável pelo título solicitou ao Google que não publicasse nada sobre a vulnerabilidade durante 90 dias, tempo necessário para que a maioria dos usuários já estivesse com o jogo corrigido e praticamente eliminando a possibilidade de hackers tirarem proveito do problema. O Google não fez isso e publicou o que encontrou.

“Foi irresponsabilidade do Google divulgar detalhes técnicos da falha tão rapidamente, enquanto muitas instalações não haviam sido atualizadas e ainda estavam vulneráveis”, comentou a Epic.

Como corrigir o problema

Se você é um usuário de Android e tem o Fortnite instalado, basta abrir o app instalador e atualizar para a versão 2.1.0 – o que é feito automaticamente, quando o aplicativo é aberto. Caso o instalador esteja presente, mas o download do jogo ainda não foi feito, a atualização será realizada primeiro. Se ainda há dúvidas ou receio, é recomendado desinstalar o programa que baixa o jogo e instalar novamente, com um novo download do site da Epic e que já vem com a correção.

O Android conta com um pequeno antivírus chamado Play Protect, que pode ser utilizado ao entrar na Play Store. Ele verifica se há algum malware já instalado e toma as devidas atitudes para remover. De qualquer forma, é de suma importância que seu Android esteja bloqueado para qualquer instalação de algo fora da Play Store.

Com informações: Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados