Skype simplifica interface e remove “stories” que ninguém usava

Skype se concentra em ligações (incluindo videochamadas) e mensagens; Destaques foram removidos para melhorar interface

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Quando o Skype decidiu copiar o Snapchat acrescentando um recurso “stories”, alguns acharam que era uma brincadeira. Não era. Agora, a Microsoft enfim decidiu remover os Destaques do aplicativo para simplificar a interface. O novo design está disponível para Android, iPhone, macOS, Linux e Windows.

O Skype está se concentrando em seus dois fundamentos: fazer ligações (geralmente com vídeo) e enviar mensagens. O aplicativo para Android e iOS possui apenas três botões na parte inferior: Chats, Chamadas e Contatos.

As opções Destaques e Câmera foram removidas. “Os Destaques não tiveram repercussão entre a maioria dos usuários”, escreve Peter Skillman, diretor de design do Skype. Ou seja, praticamente ninguém usava esse recurso. (Quem usava terá até 30 de setembro de 2018 para fazer backup das fotos enviadas.)

Interface ficou mais simples no celular e no PC

A interface também recebeu alguns ajustes no Windows, macOS e Linux. Os botões de Chats, Chamadas, Contatos e Notificações foram migrados para o canto superior esquerdo da janela.

Além disso, o Skype deu um jeito naqueles fundos supercoloridos em cada mensagem. “Diminuímos o alcance visual dos gradientes e reintroduzimos um tema azul simplificado do Skype clássico ajustado para contraste e legibilidade”, explica Skillman.

Por fim, a Microsoft abriu um novo canal para receber feedback dos usuários. Se você tem alguma sugestão para o Skype, visite o fórum UserVoice. É possível votar na ideia dos outros usuários, ou propor a sua.

No último ano, “complicamos demais alguns dos nossos principais cenários”, diz Skillman. A Microsoft se viu obrigada a reverter diversas mudanças na interface após críticas dos usuários. Ela também está mantendo o Skype 7.0 (clássico) na ativa por mais tempo que o previsto.

O novo design está disponível na versão mais recente do Skype (8.29) para Android, iOS, macOS, Linux, Windows 7, 8 e 8.1. A versão da loja do Windows 10 não foi atualizada.

Com informações: Skype, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados