Bradesco testa consulta de saldo e últimos lançamentos via WhatsApp

Clientes do Bradesco e Banco Next podem consultar saldo da conta, últimos lançamentos e a agência mais próxima

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fachada do Bradesco (Imagem: Sindicato dos Bancários de Santos e Região)

O Bradesco está expandindo seu atendimento via WhatsApp: 7 milhões de clientes poderão consultar saldo, últimos lançamentos, índices financeiros e a agência mais próxima. O Banco do Brasil também realiza testes dessa tecnologia, baseada na inteligência artificial IBM Watson.

Se você é cliente Bradesco, precisa ter o app do banco instalado em seu celular, e se cadastrar no InfoCelular (acesse o internet banking e siga o caminho Mais Produtos e Serviços > InfoCelular > Cadastrar).

Você vai receber uma notificação push ou SMS para participar do atendimento via WhatsApp. Cadastre o número (11) 3335-0237 em seus contatos e inicie uma conversa. É possível enviar comandos como #saldo, #ultimoslancamentos e #limites.

O Bradesco explica que, nesta primeira fase do projeto, 7 milhões de clientes serão contemplados gradativamente. (O banco tem 40 milhões de correntistas no total.) Clientes das agências digitais e do banco Next também terão atendimento via WhatsApp.

Se você não foi convidado para o teste, pode adicionar o número do Bradesco mesmo assim, mas vai receber essa mensagem:

Estamos liberando aos poucos o atendimento por aqui e, em breve, você será convidado. Mas lembre-se: seu celular precisa estar atualizado conosco. Para isso, cadastre seu número atual pelo App Bradesco. Por enquanto, você pode tirar dúvidas com a BIA pelo App ou em outro canal, como Fone Fácil, Fale Conosco e Redes Sociais. Logo mais, nos falamos por aqui 😉

Bradesco usa IBM Watson para inteligência artificial BIA

A BIA (Bradesco Inteligência Artificial) é um chatbot que usa a plataforma cognitiva IBM Watson; ela existe desde 2016 e pode ser acessada pelo app do banco. A assistente já atendia via WhatsApp desde abril, mas apenas para interações simples; agora ela é capaz de informar saldo e últimos lançamentos.

“Desde o lançamento da BIA, já tivemos mais de 46 milhões de interações feitas por 6 milhões de clientes”, diz Marcelo Frontini, diretor de canais digitais do Bradesco, em comunicado.

A BIA recebe mensagens de texto e comandos de voz. Você também encontra interação por voz no app do Itaú, Original e Banco do Brasil. Por sua vez, o Next é integrado à Siri no iPhone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados