As novidades da Samsung para o Android 9 Pie no Galaxy S9+

Samsung Galaxy S9+ com Android 9 Pie inclui modo escuro, novo visual para alternar entre apps, e opção de ocultar barra inferior

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung vai atualizar o Galaxy S9+ para o Android 9 Pie, e está adaptando o sistema do Google para incluir sua interface personalizada. O XDA Developers obteve acesso a uma versão inicial da Samsung Experience 10 para o celular: ela inclui um modo escuro, um novo visual para alternar entre apps, e a opção de ocultar o botão Home.

Você vai notar que a interface adotou alguns elementos do novo Material Design. Isso inclui botões redondos nos ajustes rápidos, acima do painel de notificações; e cards brancos com cantos arredondados em vários lugares, especialmente nas configurações.

A interface de multitarefa mudou: agora o Android exibe cards grandes de cada aplicativo, que você desliza para os lados. É possível até mesmo selecionar texto nessa prévia do app. No entanto, não temos aqui (ainda?) os gestos implementados pelo Google, que permitem deslizar o botão Home para cima e acessar os apps recentes.

Em vez disso, a Samsung dá a opção de ocultar a barra inferior: dessa forma, você desliza para cima (em vez de tocar) na área onde ficariam os botões Voltar, Home e Multitarefa. Isso libera mais espaço na tela para seus apps.

A tela de bloqueio foi atualizada. O relógio fica mais centralizado, e os atalhos rápidos na parte inferior — para o telefone e câmera — foram substituídos por texto sublinhado com a cor dos respectivos ícones (uma linha verde para o telefone, por exemplo). E com o Levante para Ativar, a tela irá despertar quando você pegar o aparelho.

A Samsung criou um “tema noturno” que fica ativado por padrão nessa build inicial — é basicamente um dark mode. Apps como Telefone, Mensagens, E-mail e Bixby já têm suporte, enquanto outros permanecem no tema claro tradicional.

Apps como Telefone e Mensagens receberam ajustes no visual: as opções que antes ficavam na parte superior — como “Recentes” e “Contatos” — foram deslocadas para baixo. Por sua vez, os apps E-mail, Galeria e Meus Arquivos ganharam elementos com cantos arredondados.

Se você não gostou de alguma coisa na interface, calma: esta é uma versão bastante inicial da Samsung Experience 10, então ela deve melhorar até seu lançamento oficial. A Samsung ainda não diz quando vai lançar a atualização para o Android 9 Pie, nem mesmo confirma quais aparelhos receberão o update. Esperamos que o Galaxy S8/S8+, S9/S9+, Note 8 e Note 9 sejam contemplados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados