Google Assistente agora realiza várias ações com um comando de voz

Google Assistente no Brasil pode fazer sequência de tarefas com um comando de voz; também é possível configurar rotinas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google Assistente em português brasileiro ganhou um recurso chamado Rotinas: você pode realizar várias ações com apenas um comando de voz no Android. Por exemplo, se você diz “bom dia”, o celular fala a previsão do tempo, a agenda do dia e condições de trânsito. Também é possível configurar suas próprias rotinas.

Você pode ativar as rotinas abrindo o Google Assistente no Android (segurando o botão Home) e seguindo o caminho Explorar (bússola no canto direito) > Menu (canto direito superior) > Configurações > Rotinas. Isso está sendo distribuído aos poucos; talvez você ainda não tenha acesso.

Existem cinco rotinas predefinidas; você pode ativar todas as etapas, ou somente algumas. São elas:

  • ao acordar (“bom dia”): desativa o modo silencioso, fala a previsão do tempo e condições de trânsito, ajusta o volume de mídia;
  • no trajeto de ida ao trabalho (“vamos ao trabalho”): fala seus compromissos do dia e lembretes, menciona a previsão de chegada, e toca música/rádio;
  • no trajeto de volta do trabalho (“vamos para casa”): mostra previsão de tempo para chegar em casa, lê em voz alta mensagens não-lidas, ajusta o volume de mídia, toca música/rádio;
  • ao chegar em casa (“cheguei em casa”): mostra lembretes e ajusta volume de mídia;
  • na hora de dormir (“boa noite”): coloca celular no modo silencioso, fala previsão do tempo e primeiro compromisso para o dia seguinte, ativa o alarme.

Google Assistente permite criar rotinas personalizadas

Se você quiser, pode criar uma rotina personalizada. Primeiro, escreva seu comando — o Google sugere “Hora da pipoca” — e escolha as ações, como deixar o aparelho no modo silencioso. É possível até mesmo ativar a rotina em dias e horários específicos.

Este recurso está disponível há alguns meses nos EUA. Ele se integra ao alto-falante inteligente Google Home, e oferece comandos adicionais: é possível ligar/desligar lâmpadas, plugues, termostatos, entre outros.

Você já está usando as rotinas do Google Assistente? O que achou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados