Uber testa mostrar destino do passageiro ao motorista antes da corrida

Funcionalidade que mostra destino do passageiro ao motorista antes do início da corrida está sendo testada em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo Uber

Nesta semana, o Uber começou a testar uma funcionalidade que há tempos é solicitada pelos motoristas do serviço: mostrar qual é o destino do passageiro antes do início da viagem. A função Próximo Destino, como vem sendo chamada, está sendo disponibilizada nas regiões de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, inicialmente.

O Uber explica que muitos motoristas relatam à empresa que se sentem desconfortáveis em não saber antecipadamente o destino das corridas, daí a razão de testar a funcionalidade. Mas, pelo menos nesta fase inicial, as informações sobre localidade não são completas: as notificações informam apenas a região de destino do passageiro, não o endereço exato fornecido por ele.

Presumivelmente, a principal razão para motoristas solicitarem esse tipo de funcionalidade é a segurança: ao saber antecipadamente o destino do passageiro, o condutor descobrirá, antes da iniciar a viagem, se a solicitação é para uma região perigosa ou indesejada, e poderá tomar alguma decisão quanto a isso.

É claro que há outro lado nessa história: o do passageiro. A nova função pode fazer usuários de bairros considerados perigosos terem mais dificuldade para solicitar corridas — muita gente já enfrenta esse problema quando motoristas mandam mensagens perguntando sobre o destino. Também existe a preocupação de que a viagem seja recusada simplesmente por ser curta.

Uber - notificações de destino

Mas, de acordo com o Uber, as regras do serviço não mudam com a nova função. Assim, se um usuário se sentir prejudicado por um cancelamento, pode relatar o problema à empresa.

De todo modo, os testes devem ajudar o Uber a verificar se a nova função vai prejudicar a experiência dos usuários ou se precisará passar por ajustes antes de ser lançada oficialmente.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para motoristas que usam smartphones Android. Testes em outras cidades além de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estão previstos para os próximos meses.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados