Google adota login automático no Chrome e irrita usuários

O navegador passou a fazer o login sempre que você usa sua credencial do Google

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como mudar o idioma do Google Chrome (Imagem: Divulgação/Google)

A atualização para o Chrome 69 liberou uma nova interface e um gerador de senhas nativo. No entanto, ela também promoveu uma mudança que pode interferir na sua privacidade. O Google passou a relacionar o login feito em sites com o login próprio do navegador.

Assim, sempre que você faz um login com a sua conta do Google, a credencial é usada automaticamente pelo Chrome. A regra vale tanto para os sites do Google, quanto para aqueles que usam o sistema de login da empresa.

Por conta da mudança, alguns usuários entenderam que a sincronização do navegador estava sendo habilitada sem autorização. O recurso permite salvar dados como histórico, senhas e sites favoritos para acessá-los em outros dispositivos.

No entanto, o login automático do Chrome não sincroniza as informações. Para fazer isso, é preciso clicar no botão de sincronizar.

Google Chrome Login

Segundo Adrienne Porter Felt, gerente de engenharia da equipe de segurança do Chrome, a alteração foi feita “para evitar surpresas em um cenário com dispositivos compartilhados”. Ela lembra que, até então, muitas pessoas saíam de suas contas em sites, mas esqueciam que o Chrome estava logado com seus dados.

“A nova interface lembra claramente quando você está logado em uma conta do Google. Além disso, você só precisa sair da conta em um lugar antes de compartilhar o computador com outra pessoa”, explica Adrienne.

Apesar das explicações, alguns usuários se mostram desapontados com a decisão. As principais críticas estão relacionadas à ausência de explicações prévias do Google e de uma opção para decidir quando logar ou não no navegador.

O caso se junta a outros problemas de comunicação do Google. Em agosto, por exemplo, a companhia teve de revisar uma de suas páginas para reconhecer que rastreia a localização dos usuários mesmo com o histórico desativado.

Com informações: ZDNet, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados