Início / Notícias / Celular /

SikurPhone roda Android seguro e é feito por empresa fundada no Brasil

SikurPhone XZ1 e XA2 são baseados no Sony Xperia XZ1 e XA2; ambos têm versões mais seguras do Android e WhatsApp

Felipe Ventura

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Sikur é uma empresa fundada em Curitiba que oferece smartphones com uma versão mais segura do Android. Seus novos aparelhos são o SikurPhone XZ1 e SikurPhone XA2, baseados em celulares Sony Xperia: eles têm apps selecionados, WhatsApp mais seguro e uma carteira de criptomoedas.

A versão adaptada do Android se chama SikurOS e possui várias camadas de segurança, segundo o Mobile Time. Ele bloqueia acesso root ao sistema, impede transferência de dados pela porta USB, e nem permite instalar apps por enquanto. (A loja de aplicativos da Sikur será lançada no fim do ano.)

SikurPhone XZ1

O SikurPhone vem com alguns aplicativos pré-instalados, incluindo o WhatsApp. Ele conta com algumas proteções adicionais: por exemplo, o backup das mensagens é feito na nuvem da Sikur, onde elas permanecem criptografadas. (O backup no Google Drive não é criptografado.)

O SikurOS possui apps para ligações telefônicas e mensagens criptografadas. A empresa também promete que, sesmo se o usuário estiver em uma rede Wi-Fi insegura, sua conexão estará protegida.

SikurPhone XZ1 e XA2 são baseados no Sony Xperia

O SikurPhone XZ1 tem o mesmo hardware do Sony Xperia XZ1, lançado no ano passado. Isso inclui tela Full-HD de 5,2 polegadas, processador Snapdragon 835, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 2.700 mAh.

SikurPhone XZ1

Por sua vez, o SikurPhone XA2 é baseado no Xperia XA2. Ele possui tela Full-HD de 5,2 polegadas, processador Snapdragon 630, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e bateria de 3.300 mAh.

A Sony trabalha com o programa Open Devices, para outras empresas criarem seu próprio software usando hardware Xperia. Alexandre Vasconcelos, diretor de operações da Sikur, diz ao Mashable: “já estamos conversando com outras fabricantes para portar o SikurOS a outros dispositivos”.

O SikurPhone XZ1 é vendido por US$ 850; enquanto o SikurPhone XA2 custa US$ 650. Cristiano Iop, CEO da Sikur, diz ao Mobile Time que já foram vendidas cerca de 2,5 mil unidades na pré-venda; ele espera chegar a 40 mil nos próximos doze meses. A maior demanda vem de executivos que precisam de comunicações mais seguras nos EUA, Europa e Oriente Médio.

A Sikur foi fundada em 2009 por ex-executivos do setor financeiro de Curitiba. Ela transferiu sua sede para Miami (EUA) em 2015, e é atualmente controlada por investidores alemães. A empresa já lançou o GranitePhone, e anunciou o primeiro SikurPhone este ano na feira MWC.

Com informações: Mobile Time, Mashable.