Facebook usa feed de notícias para avisar 90 milhões de usuários sobre ataque

Facebook foi hackeado e desconectou 90 milhões de usuários; rede social não confirma se houve vazamento

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Como prometido, o Facebook está notificando 90 milhões de usuários sobre uma invasão nos sistemas da rede social. O aviso aparece no topo do feed de notícias, acima do campo “Criar publicação”, com um link para explicar porque eles foram deslogados.

O aviso no feed de notícias é bem genérico: “sua privacidade e segurança são importantes para nós. Queremos informar sobre uma ação recente que tivemos de tomar para proteger a sua conta”.

O link entra em mais detalhes. “Para proteger a sua segurança, é possível que tenhamos desconectado você recentemente da sua conta do Facebook”, diz o artigo de suporte.

O Facebook precisou deslogar 50 milhões de usuários porque hackers roubaram tokens de acesso, chaves digitais que poderiam ser usadas para controlar contas de outras pessoas. Outros 40 milhões foram desconectados por precaução.

“Ao desconectar as pessoas, impedimos que eles usem os tokens para acessar essas contas”, explica a empresa. Se mais pessoas foram afetadas, elas também serão desconectadas e alertadas sobre o problema.

O artigo de suporte não menciona que a vulnerabilidade estava no recurso “Ver como”, que mostra como seu perfil é exibido para outras pessoas. Ele foi temporariamente desativado enquanto passa por uma análise de segurança:

Facebook não diz se houve vazamento de dados

A invasão foi descoberta em 25 de setembro, e o Facebook não confirma se houve vazamento de dados: “ainda não sabemos se as informações de alguém foram acessadas”. A rede social informou as autoridades competentes e continua as investigações.

O Facebook diz que “não há necessidade de alterar a senha”, porque apenas os tokens de acesso foram afetados.

Se você foi desconectado, precisa fazer login de novo. No entanto, diversas pessoas vêm relatando problemas: a senha não é reconhecida, o código para autenticação de dois fatores dá erro (ou nunca chega), ou não há como publicar posts.

https://twitter.com/sniffmypiss/status/1045784763368439808

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados