Notícias Jogos

Project xCloud é o sistema de streaming de jogos do Xbox

Serviço de streaming rodará em servidores modificados do Azure, com um na região sul do Brasil

André Fogaça
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Microsoft anunciou hoje (8) o lançamento do xCloud, um serviço de jogos em streaming nos moldes que o Google está testando com o Chrome e que o Netflix fez fama com os filmes e séries. O objetivo da plataforma é de levar jogos do Xbox para qualquer dispositivo, seja ele um PC, um smartphone ou até um tablet.

As dicas sobre este lançamento já foram dadas recentemente, com a maior delas durante o anúncio feito na E3 deste ano, onde a própria Microsoft afirmou que estava com este serviço em mente e em desenvolvimento. Ainda é cedo para afirmar que o Project xCloud estará na sua tela amanhã, mas os testes iniciais com o público começam já no ano que vem.

A Microsoft afirma que o trabalho para adaptar um game para a plataforma online será quase que nulo do lado do desenvolvedor. Isso garante que a dificuldade não está no jogo, que são mais de três mil títulos para o Xbox One, mas sim na capacidade dos servidores de entregarem a experiência de jogo com a menor latência possível.

Servidores são feitos de vários Xbox One

Para dar poder aos servidores, a Microsoft resolveu desmontar o hardware de vários consoles Xbox One e colocar as peças dentro dos racks que ficam nos datacenters. Os mesmos que utilizam a plataforma Azure e que receberão os novos racks prontos para o serviço de jogos em nuvem. Estes servidores estão em 54 regiões, com uma na região sul do Brasil, várias espalhadas pela Europa ocidental e pelos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=15&v=s4df_0JjKR0

Mesmo com tamanha quantidade de dados para uma experiência confortável com o game, a Microsoft garante que a tecnologia para o encode e decode de vídeo permite que até redes 4G atuais rodem os jogos, mas o foco está no 5G. Para os testes iniciais, uma rede de 10 megabits foi utilizada e com bons resultados.

De acordo com a própria empresa, estes testes realizados internamente utilizaram um controle de Xbox pareado via Bluetooth em smartphones Android e tablets que receberam os controles na tela, pelo app. No vídeo acima, aparecem alguns títulos famosos como Halo, Forza, Cuphead, Gears of War e Sea of Thieves.

Com informações: Microsoft.

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque