Google Assistente conversa com telemarketing para filtrar ligações de spam

Google Duplex será testado nos EUA em celulares Pixel; serviço imita humano ao telefone para reservas de restaurante

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou diversas novidades nesta terça-feira (9), e uma delas envolve o Pixel 3 e 3 XL. O recurso Call Screen permite que o Google Assistente atenda uma chamada suspeita de spam para transcrever a resposta em tempo real. Dessa forma, você decide se atende ou desliga. Será uma forma de filtrar ligações de telemarketing.

Funciona assim: o Pixel 3 recebe a ligação e detecta que o número é suspeito de spam. (O app Telefone faz isso nativamente há alguns meses.) Surge um botão Filtrar Chamada que pode ser tocado para ativar o Google Assistente. Ele atende a chamada, avisa que você “está usando um serviço de triagem”, e pede que a pessoa diga o nome e o motivo da ligação.

O Assistente vai transcrever o que a outra pessoa estiver falando. Se realmente for telemarketing, há um botão para denunciar como spam. Você também pode tocar no botão vermelho para desligar, ou no botão verde para assumir a chamada.

O Call Screen foi lançado hoje com o Pixel 3 e 3 XL; ele estará disponível para todos os smartphones Pixel até novembro, apenas nos EUA.

Este é um recurso semelhante ao Google Duplex, em que o Assistente imita um humano para marcar um corte de cabelo ou fazer reserva em um restaurante. No entanto, o Call Screen é algo separado, feito localmente no Pixel.

Google Duplex imita humano para reservas de restaurante

Falando no Google Duplex, o serviço será testado nos EUA em novembro em algumas cidades. Isso inclui Nova York, Atlanta, Phoenix e baía de São Francisco. Ele estará disponível em mais locais “no futuro”, mas não houve menção de disponibilidade em outros países. Para participar do teste, é preciso ter um smartphone Pixel.

O Duplex funciona assim: você diz um comando de voz para o Assistente, como “reserve uma mesa para dois no Restaurante na terça-feira entre 19h e 20h”. Ele vai telefonar para o Restaurante sempre se identificando antes: “oi, sou o serviço automatizado de reservas do Google, por isso gravarei a chamada. Estou ligando para fazer uma reserva em nome de [pessoa]”.

Esta é uma tecnologia surpreendente porque imita bem o jeito de falar de um humano, incluindo pausas, “uhms” e “ahs”. Quando terminar a ligação, o Assistente avisa se o agendamento deu certo, e adiciona a data e a hora na agenda. As empresas poderão fazer opt-out e recusar chamadas realizadas pelo Duplex.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados