WhatsApp tinha falha que travava app e podia permitir invasão

Já corrigida, falha podia travar o WhatsApp ou até permitir que o aplicativo fosse comprometido em uma simples chamada de vídeo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp

Imagine-se atendendo a uma chamada de vídeo no WhatsApp e, logo em seguida, perceber que a sua conta foi invadida por um hacker. Terrível, não? Por algum tempo, os aplicativos do serviço para Android e iOS tinham uma falha que podia facilitar esse tipo de ataque, ainda que as chances fossem pequenas. De todo modo, o problema foi corrigido.

Presumivelmente, um bug como esse pode ser usado para espalhar malwares entre os seus contatos ou permitir que arquivos pessoais sejam acessados a partir do aplicativo, só para dar alguns exemplos.

O problema foi revelado por Natalie Silvanovich, pesquisadora do Project Zero, iniciativa do Google que descobre falhas de segurança em softwares, comunica os responsáveis do problema e lança um alerta público caso uma correção não seja liberada em tempo hábil.

De acordo com Silvanovich, a falha ocorria quando o usuário recebia um pacote RTP (sigla para Real-time Transport Protocol, um padrão para envio de áudio e vídeo) malicioso que causava um erro de memória corrompida. Com isso, o WhatsApp travava e fechava repentinamente.

Tavis Ormandy, também membro do Project Zero, explicou que o problema não terminava aí. Ele alertou para a possibilidade de o bug ser explorado para comprometer completamente a conta da vítima, bastando que ela atendesse à chamada de vídeo com o pacote malicioso para correr o risco de ficar exposta.

Responsável pelo WhatsApp, o Facebook não demorou a liberar as atualizações. O aplicativo para Android foi corrigido em 28 de setembro. Já a versão para iOS teve a correção liberada no último dia 3. A versão web do WhatsApp não era afetada.

Houve um intervalo de aproximadamente um mês entre a notificação e a correção do problema. O Facebook afirma não ter registrado casos de usuários afetados pela falha durante esse período.

Com informações: The Register, ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados