Sony corrige falha que trava PS4 com mensagem maliciosa
A empresa usou o Twitter para informar que o erro no PlayStation 4 foi solucionado
A falha que fazia o PlayStation 4 travar após receber uma mensagem maliciosa não deve mais afetar os usuários. Em uma resposta no Twitter para um usuário que citou o problema, a Sony afirmou que a questão foi solucionada.
Este foi o primeiro posicionamento público da empresa desde sábado (13), quando usuários passaram a compartilhar relatos no Reddit. Na mesma resposta, a Sony lembrou que os usuários já afetados pela falha poderiam corrigi-la rapidamente com a recriação do banco de dados do PS4.
Alguns usuários afirmam que tiveram de adotar uma solução mais extrema para contornar a falha do PlayStation 4. Segundo eles, a mensagem maliciosa exigiu uma restauração de fábrica que leva à perda de todos os dados salvos no console.
We've since fixed the issue, and it wasn't bricking consoles, just sending them into a crash loop that can be quickly fixed in under 5 minutes. Delete the message on the PS mobile app, go into Safe Mode, use Option 5, console back to normal. ^DB
— Ask PlayStation UK (@AskPS_UK) October 15, 2018
O perfil da Sony também foi questionado sobre algum tipo de punição para os usuários que enviaram a sequência maliciosa de caracteres para prejudicar outros jogadores. Como a conta lida somente com o suporte técnico no Reino Unido, a resposta não foi muito conclusiva.
“Infelizmente, não temos informações sobre isso, pois não fazemos parte da equipe de moderação”, respondeu o perfil para um usuário que levantou a possibilidade de uma proibição permanente àqueles que enviaram a mensagem.
Vale lembrar que esse tipo de bug não é exclusividade do PlayStation 4. Há alguns meses, uma falha no iOS fez vários iPhones travarem ao receber um link com muitos metadados. Conhecido como “chaiOS”, o bug afetou usuários do iOS 10.0 ao iOS 11.2.5 beta 5.
Com informações: The Verge.