Oppo é pega trapaceando em benchmark

Diferença entre o resultado original e o que a empresa inflou os números chega em 41%

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Oppo é a fabricante de smartphones bem interessantes, como o Find X, mas também é o nome mais recente em uma péssima lista de empresas que fraudam testes de desempenho. A marca chinesa foi flagrada inflando números de seus principais aparelhos em testes de benchmark com o F7 e também o Find X.

De acordo com a empresa responsável pelo 3DMark e que cria uma lista com os melhores celulares da atualidade, a UL, os dois modelos da Oppo foram flagrados enquanto aumentavam o desempenho máximo dos aparelhos, quando eles detectavam que estavam passando pelo teste do 3DMark. Alocando mais recursos do que em qualquer outro momento do dia, para conseguir um resultado superior no teste.

O Find X, que tem câmera frontal em parte retrátil do corpo do aparelho e, por isso, dispensa o notch, estava na quarta posição de todo o planeta. Agora, com a punição, o smartphone teve o resultado zerado e está na parte mais baixa do ranking.

Segundo a empresa, os resultados dos testes com o 3DMark dos dois celulares eram 41% superiores quando detectavam o benchmark rodando, como fica claro na imagem acima dos dois testes (em laranja o teste sem o “overclock” e, em preto, com as melhorias ativadas pela fabricante).

Os melhores do mundo, agora

Depois da desqualificação, a lista dos melhores smartphones da atualidade, segundo o teste do 3DMark, fica assim:

  1. AGM X3
  2. Zenfone 5Z
  3. Xiaomi Black Shark
  4. OnePlus 6
  5. Galaxy S9+
  6. Galaxy Note 9
  7. Xperia XZ2 Premium
  8. Galaxy S9
  9. Xperia XZ2 Compact

Com informações: UL e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados