Google Docs ganha links rápidos para criar documentos e planilhas

A plataforma usa endereços curtos que terminam em ".new" e permitem criar novos arquivos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google Docs ganhou uma solução para quem cria muitos documentos, planilhas, apresentações, sites e formulários. A plataforma liberou uma série de endereços que terminam em “.new” e permitem criar novos arquivos com mais rapidez.

Assim, em vez de ir até o Google Drive, clicar em “Novo” e selecionar o serviço que você deseja, basta digitar a URL correspondente para criar um arquivo. Os endereços não usam o “www.” e são bem fáceis de memorizar.

Para facilitar, o Google liberou algumas variações para cada serviço no Google Docs:

  • Documentos: doc.new, docs.new, documents.new
  • Planilhas: sheet.new, sheets.new, spreadsheet.new
  • Apresentações: slide.new, slides.new, deck.new, presentation.new
  • Sites: site.new, sites.new, website.new
  • Formulários: form.new, forms.new

Basta inserir um desses endereços na barra do navegador para ir diretamente à tela de edição de documentos, planilhas, apresentações, sites ou formulários. Também é possível salvar os endereços como favoritos para abrir novos arquivos com apenas um clique.

O Google conseguiu liberar os endereços porque é proprietário do TLD (top-level domain) “.new”, isto é, o trecho final da URL como “.com”, “.net” e “.org”. A partir dele, a empresa criar diversos subdomínios. Depois de descobrirem os atalhos, alguns usuários pedirem soluções parecidas para outros serviços.

No Gmail, por exemplo, seria possível começar uma nova mensagem ao digitiar algo como “email.new”. Atualmente, esse endereço leva os usuários para uma tela de login do Gmail, mas ainda não libera o acesso à caixa de entrada.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados