Leonardo Euler é nomeado novo presidente da Anatel

Euler está na Anatel desde 2005; é a primeira vez que um servidor de carreira se torna presidente da agência

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Leonardo Euler de Morais

O presidente Michel Temer nomeou o conselheiro Leonardo Euler de Morais para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Seu mandato irá até 4 de novembro de 2021. Euler ficará responsável pelo 5G no Brasil, e por uma decisão sobre as franquias na internet fixa.

Euler é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), onde foi professor de Introdução à Economia. Ele já passou pela Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) na função de analista.

O novo presidente da Anatel está na agência desde 2005 e foi assessor de conselheiros, gerente de acompanhamento econômico da prestação, e chefe de assessoria técnica. Ele integra o conselho diretor desde dezembro de 2016. É a primeira vez que um servidor de carreira é nomeado presidente. O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5).

Anatel decidirá sobre 5G e franquias na internet fixa

Ao assumir a cadeira do seu antecessor Juarez Quadros, Euler terá como um dos principais desafios para os próximos quatro anos a implementação do 5G. Como conselheiro, o recém-nomeado já preside o Comitê de Espectro e Órbita da Anatel e defende que o leilão de frequências da nova geração do serviço de telefonia móvel ocorra até o final de 2019.

Além disso, a gestão Euler terá um papel decisivo sobre as franquias na banda larga fixa. Desde abril de 2016, está em vigor uma medida cautelar que proíbe as operadoras de limitarem ou bloquearem o consumo de dados, e a agência adiou para 2019 uma posição sobre o assunto.

Outro processo importante é que Anatel deverá continuar o processo de desligamento da TV analógica, que já ocorreu na maioria das capitais — o Brasil só deve migrar totalmente para o sinal digital em 2023.

Com informações: Poder360, Teletime.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados