Loja no Paraguai que traria a Oppo ao Brasil é fechada

Loja em Ciudad del Este serviria de porta de entrada para a Oppo no Brasil e outros países da América do Sul; companhia chinesa nunca confirmou planos de vir à região

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Oppo R17

A história da suposta chegada da chinesa Oppo à América do Sul teve um desfecho previsível: a loja montada em Ciudad del Este (Paraguai) para representar a marca na região fechou as portas menos de três meses após a sua abertura. O motivo alegado? Um “mal-entendido” envolvendo a Oppo de Dubai.

Na verdade, a Oppo não estava planejando vir oficialmente ao Brasil. Essa novela começou em julho, quando surgiram rumores de que a Oppo estaria prestes a abrir uma loja no Paraguai para depois levar as suas operações para o mercado brasileiro e outros países da América do Sul.

O assunto teve tanta repercussão que a companhia enviou um comunicado à imprensa negando que estivesse lançando a sua marca na América Latina e ainda alertou que celulares Oppo vendidos em canais não oficiais não recebem suporte.

Diante da negativa, Cesar Borba, apontado como CEO das operações na América Latina, informou ao TudoCelular (primeiro site a divulgar a suposta chegada da marca à região) que a loja no Paraguai teria “respaldo da Oppo Dubai”. No entanto, o Tecnoblog procurou a Oppo, que declarou que a filial de Dubai não tem autorização para abrir novos mercados.

Nesta semana, um comunicado enviado ao UOL Tecnologia pelo Grupo Multishop e assinado por Cesar Borba informa que a tal loja vai encerrar as suas atividades.

Oppo Find X

Na nota, a empresa explica que entrou em contato com um representante da Oppo de Dubai em maio e, a partir daí, encomendou aparelhos da marca para vendas no Paraguai. No entanto, o Grupo Multishop interpretou que o acordo permitiria à companhia atuar como representante oficial da Oppo na América do Sul.

Mas, para a Oppo, o acordo faria do Grupo Multishop apenas um importador. Esse “mal-entendido” foi esclarecido em setembro, quando a empresa se reuniu com representantes da Oppo de Dubai e da matriz.

O assunto foi explicado, mas não resultou em novas negociações. A Oppo continua não tendo planos de abrir operações oficiais na América Latina. É por conta disso que a loja no Paraguai vai ser fechada.

Pelo menos há um “prêmio de consolação”: ainda de acordo com o comunicado, a Oppo se comprometeu a considerar o Grupo Multishop como principal canal de vendas caso decida iniciar atividades na região.

Receba mais sobre Oppo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados