Samsung One UI chegará ao Galaxy S8 e Note 8 com Android Pie

Samsung One UI é uma interface para telas grandes; ela chegará ao Galaxy S9, S9+, Note 9, S8, S8+ e Note 8 no Android 9 Pie

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung revelou na semana passada a One UI, sua nova interface para o Android 9 Pie pensada para telas grandes. Ela já foi confirmada para o Galaxy S9, S9+ e Note 9, mas e quanto a modelos anteriores? Após um breve mal-entendido, a coreana confirmou que o Galaxy S8, S8+ e Note 8 também serão contemplados.

O Android Authority confirmou com a Samsung que a One UI chegará ao Galaxy S8, S8+ e Galaxy Note 8. Inicialmente, um porta-voz disse ao Tom’s Guide que isso não iria acontecer, mas depois a empresa esclareceu: os três receberão a nova interface, mas não o programa beta que começará em dezembro para o Galaxy S9, S9+ e Note 9.

Ainda não sabemos todos os dispositivos da Samsung que receberão o Android Pie; talvez a One UI chegue a modelos intermediários, mas isso não foi confirmado. Por sua vez, o Galaxy S7 e S7 Edge devem permanecer no Oreo sem receber a One UI.

Samsung One UI foi pensada para telas grandes de celular

A Samsung criou a One UI para permitir que você navegue pela interface usando somente uma mão. Isso significa trazer para a parte inferior alguns elementos que costumam ficar lá em cima, onde é difícil alcançar com o dedo.

Os apps Mensagens e Configurações demonstram uma mudança importante: as listas começam na metade da tela, não na parte superior, para que você possa selecionar os primeiros itens mais facilmente. O mesmo acontece quando você abre o painel de configurações rápidas: os botões para desligar Wi-Fi, mudar o brilho e ligar a lanterna ficam na parte inferior.

Nos apps Telefone e Relógio, as abas ficam na parte inferior da tela. Ou seja, você pode acessar seus contatos ou o cronômetro sem esticar o dedo.

As caixas de diálogo também foram movidas para baixo, para que seja mais fácil tocar nelas. Você pode ter uma ideia de como isso funciona nestas imagens do XDA Developers, que teve acesso a uma prévia do Android Pie no Galaxy S9+ e no Galaxy Note 9.

A Samsung One UI vai substituir o que é atualmente conhecido como Samsung Experience, novo nome para a TouchWiz; a interface será lançada para todos os dispositivos compatíveis no início de 2019 junto ao Android Pie.

As abas ficam na parte inferior da tela, assim como as caixas de diálogo:

As listas começam na metade inferior da tela, e os botões de configurações rápidas também ficam lá embaixo:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados