Google Assistente ganha comando para ouvir últimas notícias no Android e iPhone

Google Assistente tem comando de voz "ouvir as últimas notícias" de jornais, revistas e rádios; recurso funciona no iPhone e Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google Assistente agora tem um comando de voz para deixar você mais bem-informado no iPhone e Android. Basta dizer “ouvir as últimas notícias” para receber os principais acontecimentos do dia em áudio de veículos como Estadão, O Globo, Veja e Jovem Pan. O assistente vem ficando mais esperto em português, com recursos para crianças e dicas para o Enem.

Esta novidade havia sido prometida há alguns meses, e foi disponibilizada nesta quarta-feira (14). O Google Assistente responde ao comando “ouvir as notícias de [veículo]” para CBN, Estadão, Jovem Pan, Litoral FM, O Globo, Rádio Globo, Veja e Terra. Se você disser apenas “ouvir notícias”, o assistente gera uma playlist automática com algumas dessas fontes.

Cada veículo resume as principais notícias do dia em áudios que duram de 2 a 20 minutos. O Google Assistente oferece uma interface para pausar, avançar 30 segundos, voltar 10 segundos e ajustar a velocidade (de 0,5x a até 2x).

Google Notícias e Assistente são populares no Brasil

“Tudo isso vem para reafirmar a missão do Google de organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível”, escreve a empresa em comunicado. Este ano, ela relançou o Google Notícias (News) para sugerir artigos com base em inteligência artificial. O aplicativo também ganhou uma versão mais leve com modo offline.

O Brasil é um dos cinco países com mais usuários diários ativos no Google Notícias. Somos também o terceiro país mais ativo no Google Assistente para celular; o português brasileiro é o segundo idioma mais usado.

Para ouvir as notícias, é preciso ter o Google Assistente no Android 5.0 Lollipop ou superior, ou usar o app do Google no iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados