Facebook Messenger começa a liberar recurso para apagar mensagens enviadas

Facebook Messenger permite deletar mensagens já enviadas, semelhante ao "Apagar para todos" do WhatsApp

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Facebook Messenger enfim começou a liberar o recurso de apagar mensagens que você já enviou, assim como no WhatsApp. A opção “Remover para todos” permite desfazer o envio de texto, fotos, vídeos e mais dentro de até 10 minutos. Isso está disponível inicialmente na Bolívia, Colômbia, Lituânia e Polônia para iPhone e Android, e será oferecido globalmente em breve.

O recurso funciona assim: toque e segure em uma mensagem que você enviou e selecione “Remover”. Você terá a opção de “Remover para todos”, que apaga a mensagem na caixa de entrada do destinatário — ou destinatários, no caso de um chat em grupo.

Ao escolher essa opção, o Messenger avisa: “você removerá esta mensagem permanentemente para todos os membros do bate-papo. Eles podem ver que você removeu uma mensagem e ainda podem denunciá-la”. Confirme sua escolha, e mensagem será substituída por esta frase: “você [ou o nome do remetente] removeu uma mensagem”.

A função “Remover para todos” funciona para qualquer tipo de mensagem, incluindo chat em grupo, fotos, vídeos, links, entre outros. Você ainda terá a opção “Remover para você”, que retira a mensagem apenas do seu histórico, mantendo-a na inbox do destinatário.

Messenger permite denunciar mensagens já apagadas

Se alguém enviar uma mensagem ofensiva para você e depois apagá-la, ainda será possível denunciá-la. O Facebook guarda mensagens apagadas por um curto período de tempo para analisá-las se violarem políticas de uso.

Stan Chudnovsky, chefe do Messenger, diz ao TechCrunch que tomou cuidado para a função de desfazer envio não estimular assédio. “Precisamos ter certeza de que não abrimos novos espaços para o bullying. Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão enviando mensagens ruins e removendo-as em seguida porque, se você as denunciasse e as mensagens não estiverem lá, não poderíamos fazer nada”.

O Facebook prometeu o recurso de desfazer envio em abril, quando Mark Zuckerberg se envolveu em uma polêmica por excluir mensagens da inbox dos destinatários. No entanto, isso só está chegando agora aos usuários. Por que a demora? Chudnovsky explica que foi difícil implementar a novidade no lado dos servidores.

O executivo diz ao TechCrunch: “todas as mensagens são armazenadas no servidor, e isso entra na camada central de transporte de como nosso sistema de mensagens foi construído. Isso foi difícil de fazer dada a nossa arquitetura, e estávamos sempre preocupados com possíveis questões de integridade”.

O Facebook quer distribuir o “Remover para todos” no mundo inteiro o mais rápido possível. Ou seja, provavelmente o veremos no Brasil até o final do ano. A empresa também cogita oferecer uma data de expiração para mensagens específicas, assim como no modo anônimo que criptografa mensagens de ponta a ponta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados