Prévia do Windows 10 ganha modo claro e facilita pausar atualizações

Windows 10 recebe modo claro (oposto do dark mode) no programa Insider e uma forma mais fácil de pausar atualizações

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos

O Windows 10 ganhou mais uma atualização para usuários do programa Insider. A build 18282 traz uma prévia das novidades que o sistema vai receber em 2019. Isso inclui um modo claro — pois a Microsoft já implementou o dark mode — e uma forma mais fácil de pausar atualizações, devido a problemas recentes com o October 2018 Update.

O modo escuro foi implementado no Windows 10 com a atualização de aniversário em 2016. Desde então, o dark mode foi expandido para mais partes da interface, incluindo o Explorador de Arquivos. No entanto, a Microsoft diz que o modo claro ainda mantém vários elementos escuros, como a barra de tarefas.

Não mais! O usuário pode ir em Configurações > Personalização > Cores, selecionar Claro e toda a interface vai ficar mais próximas da cor branca. Isso inclui a barra de tarefas, o menu Iniciar, a Central de Ações, o teclado virtual, entre outros.

A Microsoft até modificou o papel de parede padrão para se adequar ao novo tema. Para usá-lo, basta ir em Configurações > Personalização > Temas e selecionar “Windows Light”.

Vale lembrar que o tema claro ainda está em testes, e o visual será refinado ao longo dos próximos meses. “Por exemplo, o ícone do OneDrive na área de notificação (bandeja do sistema) está branco, dificultando a visualização quando você está usando o tema claro”, lembra a empresa.

Windows 10 facilita pausar atualizações de sistema

Esta prévia também facilita o acesso a pausar atualizações. A opção fica mais visível indo em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update. Atualmente, também é preciso clicar em Opções avançadas e depois em Atualizações pausadas.

Isso está disponível até mesmo para o Windows 10 Home, além das versões Pro e Enterprise. Algumas atualizações (como do Windows Defender) continuarão a ser instaladas mesmo se a pausa for ativada.

O sistema também está ganhando algo chamado “Horário ativo inteligente”. O Windows vai detectar automaticamente os períodos em que você usa o PC para não o reiniciar nem instalar atualizações. Isso pode ser ativado em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Alterar horário ativo. (Quem está fora do programa Insider só pode definir os horários manualmente.)

Esta prévia também corrige algo que me irritava um pouco. Às vezes, quando eu tiro o laptop do carregador, o brilho da tela aumenta porque estava configurado assim antes. Na próxima atualização do Windows 10, isso não vai mais acontecer: quando você ajustar o brilho, esse nível será mantido mesmo que você conecte ou retire o carregador. (Isso não afeta o modo de economia de bateria.)

A build 18282 está disponível apenas para participantes do Windows Insider no Modo Rápido (Fast Ring). A próxima atualização do Windows 10 está prevista para o primeiro semestre de 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados