Apple Pay agora aceita cartões de débito do Itaú

Carteira digital da Apple só tinha suporte para cartões de crédito do banco

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Itaú no Apple Pay (Imagem: Tecnoblog)

O Itaú liberou nesta terça-feira (27) a possibilidade de adicionar os cartões de débito do banco ao Apple Pay. Com a novidade, os correntistas poderão fazer pagamentos em estabelecimentos físicos por meio de um iPhone ou Apple Watch, além de comprar em apps e sites sem precisar fazer cadastros manuais.

Até então, o Itaú só permitia que cartões de crédito e cartões múltiplos com a função crédito ativada fossem adicionados à carteira digital da Apple. Agora, o banco informa que “todos os cartões puro crédito Itaucard e Credicard, os cartões de débito Itaú e os cartões múltiplo Itaú são elegíveis ao cadastro no Apple Pay”, nas bandeiras Mastercard e Visa.

Ainda não é possível cadastrar nenhum cartão pré-pago ou de pessoa jurídica no Apple Pay. Cartões de crédito adicionais também ficam de fora.

O processo para adicionar um cartão de débito do Itaú ao Apple Pay é o mesmo: basta abrir o Wallet, escanear o cartão e seguir as instruções de ativação do banco, seja pelo app ou pelo atendimento telefônico. Depois que o cartão estiver cadastrado, diga ao caixa que você quer pagar com Apple Pay ou procure o símbolo de pagamento por aproximação. Veja em mais detalhes como usar o Apple Pay.

Também é possível fazer compras online com o Apple Pay no iPhone, iPad e Mac, autenticando com a impressão digital ou o Face ID. A vantagem é que não é preciso digitar manualmente os dados do cartão ou mesmo preencher um formulário de cadastro em novos sites: as lojas obtêm seu e-mail, endereço, telefone e outras informações por meio da carteira digital.

Nos meus testes, foi possível adicionar um cartão de débito puro do Itaú com bandeira Mastercard, mas leitores que possuem cartões múltiplos com a função crédito desativada enfrentaram dificuldades para finalizar o processo. Entramos em contato com o Itaú para obter esclarecimentos, mas o banco ainda não havia respondido até a última atualização deste artigo.

Além do Itaú, o Apple Pay suporta cartões de crédito e débito do Bradesco e do Banco do Brasil (Ourocard), apenas na bandeira Visa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados