Windows 10 quebra recurso do Windows Media Player na atualização de outubro

Microsoft confirma que Windows 10 October 2018 Update quebra recurso do Windows Media Player e de programas padrão

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft voltou a distribuir a atualização de outubro para o Windows 10 após resolver o bug que apagava arquivos. No entanto, o October 2018 Update tem outros problemas inesperados: você não conseguirá usar a barra de busca no Windows Media Player — para avançar ou voltar em uma música — nem definir alguns programas como padrão, incluindo o Bloco de Notas.

“Em alguns casos, o Bloco de Notas da Microsoft ou outros programas Win32 não podem ser definidos como padrão”, explica a empresa em um artigo de ajuda. Ela acredita que “uma solução estará disponível no final de novembro de 2018”.

É meio preocupante que uma função presente no Windows há mais de 20 anos de repente pare de funcionar. Alguns usuários não conseguem definir um programa padrão para abrir determinados tipos de arquivo, seja através do comando Abrir com… ou pelo caminho Configurações > Aplicativos > Aplicativos padrão.

Atualização quebra recurso do Windows Media Player

O outro bug se refere ao Windows Media Player. “Após instalar esta atualização, talvez os usuários não consigam usar a Barra de Busca no Windows Media Player ao reproduzir arquivos específicos”, explica a Microsoft no artigo de suporte. Ela não dá prazo para isso ser resolvido.

Paul Thurrott, jornalista especializado em Microsoft, confirmou que a barra de busca (seek bar) do Windows Media Player não funciona no Windows 10 com a atualização de outubro — nem no modo padrão, nem no modo reduzido (Em Execução/Now Playing). Ou seja, não há como avançar nem voltar nas músicas.

O bug parece não afetar todo mundo: eu fiz o teste em meu PC e o Windows Media Player funcionou normalmente. (Estou na atualização de outubro dentro do programa Insider, modo lento.)

O Windows Media Player não é atualizado desde 2009, mas vinha funcionando normalmente após toda atualização do Windows 10. O que a Microsoft mudou na atualização de outubro para quebrar esse programa?

Windows Media Player tocando Daft Punk no modo padrão e no modo reduzido; a barra de busca (seek bar) está na parte inferior da interface

A atualização de outubro também causa problemas no iCloud para Windows (versão 7.7.0.27), que deixa de atualizar ou sincronizar álbuns compartilhados. A Microsoft bloqueou o October 2018 Update em PCs com esse programa instalado, e trabalha com a Apple em uma solução.

Além disso, a Microsoft bloqueia a atualização de outubro em PCs com:

  • alguns drivers de gráficos da Intel (24.20.100.6344, 24.20.100.6345);
  • VPN da F5 Networks;
  • antivírus Worry-Free Business Security da Trend Micro;
  • placa de vídeo AMD Radeon HD 2000 ou HD 4000.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados