Demolidor é mais uma série da Marvel cancelada pela Netflix

Depois de Luke Cage e Punho de Ferro, Netflix anuncia cancelamento de Demolidor; série teve três temporadas, todas bem avaliadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Demolidor / Daredevil

Primeiro foi Punho de Ferro. Uma semana depois, Luke Cage. Agora é a vez de Demolidor (Daredevil) ser cancelada pela Netflix. A série teve a terceira temporada liberada em outubro e não vai voltar em 2019 com novos episódios. Os motivos não ficaram claros, mas tudo aponta para a chegada da Disney ao mercado de streaming.

“Demolidor, da Marvel, não retornará para uma quarta temporada na Netflix. Estamos muito orgulhosos da última temporada da série e, embora seja doloroso para os fãs, achamos melhor encerrá-la em seu auge”, diz o comunicado enviado pelo serviço de streaming ao Deadline.

Demolidor foi a primeira série da Netflix baseada no universo da Marvel e, provavelmente, é a mais bem avaliada de todas elas. A primeira temporada teve grande destaque: o ar de novidade pode ter influenciado, mas o roteiro conseguiu transmitir com maestria o ponto de vista de Matt Murdock — com o perdão da referência — acerca dos problemas que o fazem agir.

As temporadas seguintes também foram bem recebidas, de modo geral. O que levou, então, a série a ser cancelada? Talvez o desgaste tenha pesado: acompanhar uma ou outra série até vai, mas ficar por dentro de todas as franquias da Marvel na Netflix pode cansar e, consequentemente, fazer a audiência de todas elas cair.

No entanto, é muito mais provável que a iminente chegada da Disney ao mercado de streaming tenha sido a principal razão — vale relembrar que a Marvel é uma subsidiária da companhia.

Demolidor

Em 2013, quando Netflix e Marvel fecharam o acordo para a produção de Demolidor e outras séries, a Disney estava bem longe do plano de lançar um serviço de streaming. Agora a situação é totalmente diferente: o Disney+, como a plataforma foi batizada, deverá ser lançado até o fim de 2019, pelo menos nos Estados Unidos.

Com cada vez mais serviços de vídeo surgindo, disponibilizar conteúdo exclusivo passa a ser uma estratégia mandatória para atrair e manter assinantes. Nesse sentido, a Disney já sinalizou para a intenção de deixar todos os filmes da Marvel disponíveis na Netflix atualmente restritos à futura plataforma Disney+.

Se por influência dos planos da Disney ou não, o fato é que as relações entre Netflix e Marvel já não são tão amigáveis. Só para dar uma noção, a série Luke Cage foi cancelada depois da segunda temporada, quando roteiros para a terceira já estavam em andamento. Nesse meio tempo, ambas as partes divergiam sobre a quantidade de episódios (a Netflix queria diminuí-los de 13 para dez) e sobre aspectos criativos. O resultado a gente já conhece.

O que surpreende com relação a Demolidor é que parte do elenco da série, incluindo Charlie Cox (ator que faz o papel de Matt Murdock / Demolidor), havia feito declarações nas redes sociais e em entrevistas sugerindo que a quarta temporada estava a caminho.

Netflix

Agora, restam apenas Jessica Jones e O Justiceiro. A essa altura, não dá para afirmar nada, mas tudo indica que, pelo menos para 2019, essas séries estão a salvo: a produção da terceira temporada de Jessica Jones está avançada, o mesmo valendo para a segunda temporada de O Justiceiro, cujas filmagens já foram até finalizadas.

Vale destacar que as séries canceladas continuarão fazendo parte do acervo da Netflix, pelo menos até segunda ordem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados