Microsoft pode estar trabalhando em uma versão Lite do Windows 10

Windows 10 Lite pode ter o sucesso que os Windows RT e 10 S não tiveram

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

De acordo com evidências encontradas em uma versão de testes do Windows 10, a Microsoft pode estar trabalhando em uma versão muito leve do sistema operacional, chamada de Windows 10 Lite e que pode ser, finalmente, a resposta da empresa para a leveza que tem o Chrome OS em Chromebooks.

A novidade foi encontrada em arquivos que estão na versão mais recente do Windows 10 (18282), que foi liberado apenas para o programa Insiders – usuários que testam novidades antes de seu lançamento. Aparentemente a ideia desta variante é de fazer o trabalho que o Windows 10 S deveria ter feito: deixar o sistema operacional rodar bem em hardware mais simples e com algumas limitações, como a instalação apenas de apps disponibilizados pela Windows Store.

Alguns rumores apontam ainda que o nome nem mesmo será Windows e que o objetivo é de entregar este sistema atrelado ao hardware, sem a possibilidade da compra de uma licença para a instalação em outros computadores – exatamente como o Chrome OS faz em todos os modelos de Chromebooks.

Tirar o nome Windows e mudar alguns detalhes pode fazer a diferença para que este novo sistema operacional não siga o fracasso que foi o Windows RT e o Windows 10 S, que parecem demais com o Windows completo, mas que não são e oferecem muitas limitações de uso, já que a loja Windows Store ainda está muito longe da lista de apps que a Play Store ou App Store oferecem para suas plataformas.

Com informações: The Next Web e Petri.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados