Existe um cemitério para produtos do Google, que não foi feito por ele

Juntanto apps, serviços e hardware, o Google já descontinuou 146 produtos desde 2006

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Nem tudo que o Google cria dá certo e esses erros acabam sendo eliminados pelo gigante das buscas. Um site com nome de The Google Cemetery (O Cemitério do Google, em tradução livre) lista todos estes produtos, diz por quanto tempo eles funcionaram e até explica o motivo do fim da vida de cada um dos 44 serviços que não existem mais.

O Google tem uma série de serviços que funcionam muito bem, mesmo para alguns que estão no mercado há anos – como é o caso do Gmail e do Maps. Mas, mesmo com tanto sucesso em alguns lados, há uma lista grande de nomes que não existem mais e com nomes que fizeram sucesso durante a vida de cada um.

A interface do site é bem simples, com o ícone do serviço, nome, descrição e tempo de vida de todos os 44 que estão catalogados. Passando o mouse por cima, a informação da causa de ser descontinuado é exibida.

“O Google afirmou que o principal motivo para a aposentadoria do Picasa é que ele queria concentrar seus esforços inteiramente em um único serviço multiplataforma de fotos, no Fotos”, explica o site sobre o fim do Picasa – que foi descontinuado em 2016. “O Dodgeball foi desativado e sucedido em fevereiro de 2009 pelo Latitude”, diz o site sobre o Dodgeball.

Outro site que trabalha de forma semelhante, mas com mais informações, é o Killed by Google. Ele lista muito mais do que o Cemetery, chegando em 146 produtos e que podem ser separados em serviços, aplicativos e até mesmo hardware feito pela empresa – como é o caso do notebook Chromebook Pixel, o Glass e o Projeto Ara.

Ambos deixam claro que o número de produtos descontinuados é muito maior do que os que ainda funcionam, mas alguns nomes poderiam ainda estar dentro do mundo dos vivos, como é o caso do Reader. Que saudade.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados