Início / Notícias / Celular /

Fim próximo: Cydia desativa compras em iPhones com jailbreak

O fim do Cydia deve acontecer em breve; loja de apps dá prejuízo para criador

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em uma galáxia muito distante, alguns donos de iPhones faziam jailbreak em seus celulares para contornar as limitações do iOS impostas pela Apple. Um dos maiores ícones dessa era é o Cydia, uma espécie de loja de aplicativos que permite a instalação de softwares não aprovados na App Store. Dez anos depois, ele está quase morrendo.

iPhone XR

No final de semana, o criador do Cydia, Jay Freeman (mais conhecido como Saurik), publicou uma mensagem no Reddit recomendando os usuários a desvincularem o PayPal de suas contas. Um bug no sistema de autorização de pagamentos afetou “pouquíssimos usuários” e, embora não tenha causado vazamento de dados, fez o desenvolvedor refletir sobre a continuidade da loja.

“A verdade é que eu só queria fechar totalmente a Cydia Store antes do final do ano, e estava pensando em adiantar o cronograma após receber o relato [do bug]; esse serviço me dá prejuízo e não é algo que eu tenha paixão em manter: ele era um componente importante de um ecossistema saudável e, por um tempo, ajudou a financiar uma pequena equipe de pessoas para mantê-lo, mas custou caro para minha sanidade”, diz Saurik.

Ainda de acordo com Saurik, o Cydia levou muitas pessoas a “me odiarem irracionalmente devido ao que parecia um mal-entendido intencional de como funciona o lucro vs. receita”. Ele conta que nem mesmo acabar com o Cydia interromperia imediatamente os prejuízos, causados pelos terabytes de banda por mês para manter os repositórios. “Felizmente estou ganhando dinheiro suficiente no meu novo emprego para cobrir esses custos”, diz.

O jailbreak foi perdendo espaço à medida que o iOS evoluía — e o Cydia acabou perdendo adeptos na mesma intensidade. Ele ainda não acabou, mas o fim deve estar próximo: Saurik prometeu dar mais detalhes sobre o futuro do Cydia em um post mais formal ainda esta semana.