YouTube avisa canais que número de inscritos vai cair após limpeza de spam

Limpeza aconteceu na semana passada e pode afetar principalmente os canais pequenos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mizter_X94 / YouTube / Pixabay / como fazer capa para youtube

O YouTube começou, na semana passada, a limpar contas que são identificadas como spam. Com a limpeza em sua base de dados, o site de vídeos do Google avisa que alguns canais poderão notar queda na quantidade de inscritos registrados.

O anúncio foi feito na última quinta-feira (13), dentro do fórum de discussão dos produtos do Google. Lá, o YouTube afirmou que identifica regularmente a legitimidade de cada conta cadastrada no site. “Remover o spam da plataforma ajuda a garantir que o YouTube continue a ser um local justo para todos e de deve resultar em maior confiança de que você está construindo uma comunidade orgânica de fãs autênticos”, diz a nota.

Para ajudar na transparência da limpeza, canais que tiveram contas removidas da lista de inscritos terão um alerta em forma de banner, dentro da área onde o canal é gerenciado. Na identificação de spam, o Google utiliza alguns algoritmos que percebem que a atitude do usuário não é de uma pessoa.

A atitude pode não afetar canais com grandes quantidades de seguidores, como Whindersson Nunes e Manual do Mundo, mas pode impedir que canais pequenos monetizem os vídeos publicados.

Isso acontecerá para todos os usuários que receberam assinaturas de contas falsas e, na limpeza, deixaram de contar com ao menos 1 mil inscritos. O site afirma que o número é o mínimo necessário para fazer parte do programa de parceiros do YouTube.

De acordo com o site de transparência do Google, de julho até setembro deste ano, já foram removidos 7,8 milhões de vídeos da plataforma. Deste número, 6,3 milhões foram removidos automaticamente, 547 mil por acusações de usuários, 32 mil por ONGs e 34 por agência governamental.

No mesmo período, um total de 1,6 milhão de canais foram removidos por desrespeitarem as diretrizes do site. Deste total, 79,6% foram removidos por spam, conteúdo enganoso ou golpes.

Com informações: The VergeGoogle.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados