Carrefour testa compras via celular em lojas físicas no Brasil

Carrefour faz testes do serviço Scan & Go e planeja expandi-lo para todo o estado de São Paulo ao longo de 2019

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Carrefour está testando o serviço Scan & Go no Brasil, e planeja expandi-lo para todo o estado de São Paulo ao longo de 2019. Você usa um aplicativo no Android para escanear o código de barras de cada produto, assim como para realizar o pagamento via cartão de crédito. Isso também estará disponível para iPhone.

Funciona assim: você instala um aplicativo para Android e usa a câmera para ler o código de barras de cada produto. Eles serão adicionados a uma cesta virtual; quando você finalizar as compras, pague direto no app através de cartão de crédito.

Antes de sair do mercado, será necessário apresentar o comprovante de pagamento a um funcionário. Então, basta colocar suas compras na sacola e pronto. A empresa prevê que isso reduzirá “em mais da metade” o tempo médio que o cliente passa em suas lojas de proximidade (Carrefour Express e Market).

O projeto-piloto começou em dezembro, em uma unidade do Carrefour Express em São Paulo. Em janeiro, o Scan & Go estará disponível para a loja localizada na Torre Z Berrini, também na capital paulista.

A ideia é expandir o Scan & Go para todas as unidades do Carrefour Express e Carrefour Market no estado de São Paulo até o final de 2019. A empresa também vai testar essa tecnologia em seus postos de combustível, oferecendo tags RFID para fixar no veículo e realizar o pagamento automaticamente.

Concorrentes oferecem compras via app e self-checkout

O Sam’s Club, atacadista do grupo Walmart, também oferece um serviço semelhante no Brasil. O Click & Go permite usar o smartphone para escanear códigos de barras dos produtos. O aplicativo gera um código de barras com a identificação do usuário e o valor total da compra; você o apresenta no caixa para realizar o pagamento.

Desde o ano passado, o Carrefour oferece caixas de self-checkout, em que você usa um totem para ler o código de barras dos produtos e para realizar o pagamento em cartão. Isso também foi adotado por concorrentes como Walmart e Zaffari.

Há ainda o Retire de Carro, que permite fazer compras de alimentos pelo site do Carrefour e retirá-los no dia seguinte: você informa o horário em que irá à loja, e um funcionário leva as sacolas até seu carro. Isso faz parte do plano “Carrefour 2022”, que quer realizar uma transformação digital na varejista.

O aplicativo para Android permite escanear o código de barras de cada produto:

Você pode escolher entre continuar comprando ou realizar o pagamento:

O pagamento é feito através do cartão de crédito cadastrado no app; você precisa mostrar o comprovante para um funcionário antes de colocar as compras na sacola.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados