Início / Notícias / Jogos /

Protótipo de SimCity para NES reaparece na internet (o jogo nunca foi lançado)

Versão não lançada de SimCity apareceu em uma feira de jogos antigos nos Estados Unidos e é completamente jogável

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Um protótipo do jogo SimCity para o NES, ou Nintendinho, reapareceu das cinzas após décadas de esquecimento. O game deveria ser apresentado junto da versão para Super Nintendo, mas nunca chegou a ser lançado oficialmente pela desenvolvedora. Agora, quase trinta anos depois, ele foi encontrado.

A versão de SimCity para Super Nintendo foi lançada em 1991 (junto do lançamento do próprio console nos Estados Unidos) e um protótipo deste game, criado para o menos poderoso Nintendinho, apareceu na CES do mesmo ano. Naquela época, a CES também lançava jogos e tinha outro nome: Winter Consumer Electronics Show, ou WCES. As duas versões deveriam ser lançadas juntas, já que o NES ainda não estava tão obsoleto e conseguia rodar o título famoso nos PCs, sem muita dificuldade.

O lançamento para o NES foi cancelado, apenas a versão do Super Nintendo viu a luz do dia e a caça pela demonstração jogável da CES começou, terminando no ano passado. Em 2017, na Portland Retro Gaming Expo, uma fita com este protótipo apareceu e o responsável do evento permitiu que o pessoal do The Video Game History Foundation digitalizasse o cartucho para uma cópia – algo como criar uma ROM de emulador, de forma oficial.

Mesmo com SimCity sendo criado primeiro para o Commodore 64, o game no NES não aparenta ser muito inferior ao que o Super Nintendo conseguiu entregar. No vídeo acima, é possível notar que ambas as versões são muito semelhantes e as duas maiores mudanças ficam na qualidade da música e nas cores exibidas na tela.

Para quem ainda não jogou SimCity, o game é um simulador de cidades que coloca na mão do jogador a responsabilidade de fazer uma cidade prosperar, cuidando da segurança, poluição, distribuição elétrica, transportes e muito mais. A franquia já visitou uma série de plataformas, como o NES, Super Nintendo, Nintendo 64, Amiga, Atari ST, GBA, DOS, Windows, Linux, Mac OS, Wii, PlayStation e Sega Saturn.

Se você quer um gostinho de nostalgia, SimCity 2000, que é mais detalhado e moderno quando comparado ao que foi lançado para o Super Nintendo, custa R$ 9,90 e pode ser baixado pelo Origin. É só clicar aqui.

Com informações: SlashGear.