Samsung cria capa de celular com orelhas para gravação de vídeos de ASMR

Criada pela divisão C-Lab da Samsung, aiMo é uma capa para smartphone que traz orelhas com microfone para gerar estímulos mais realistas em vídeos de ASMR

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Relax

Você já deve ter esbarrado com algum vídeo de ASMR por aí. Há uma infinidade deles no YouTube, todos com a proposta de te fazer relaxar. Esse tipo de conteúdo ganhou tanta popularidade que a Samsung decidiu explorar o assunto: a companhia criou uma capa chamada aiMo que facilita a gravação de ASMR com o smartphone.

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, em tradução livre, Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. Em termos práticos, esse nome diz respeito a sensações agradáveis que se manifestam em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos.

Essas tais sensações causam relaxamento e, dependendo da intensidade, até estimulam o sono. Isso quando a pessoa consegue sentir alguma coisa, é claro. Muita gente diz não sentir absolutamente nada. Mas, a julgar pela quantidade de vídeos de ASMR disponíveis no YouTube, não são poucas as pessoas que conseguem ser seduzidas por esse tipo de conteúdo.

Um dos truques mais usados em vídeos de ASMR para causar relaxamento é falar de modo pausado e sussurrado, e complementar essa abordagem com outros estímulos auditivos. É aqui que a capinha da Samsung começa a fazer sentido: a aiMo vem com um par de orelhas para simular o contato com uma pessoa.

É estranho, mas tem lógica: se o autor do vídeo falar ou fazer um barulho específico bem perto da orelha esquerda, por exemplo, a pessoa que assiste terá a sensação de que esse som está realmente próximo do seu ouvido esquerdo, aumentando os estímulos. É uma solução que lembra os microfones binaurais da 3Dio.

aiMo

A Samsung não deu detalhes sobre o funcionamento da capa, mas é provável que o acessório tenha microfones posicionados nas orelhas para permitir captura direcionada de áudio. Além disso, a companhia afirma que um mecanismo de inteligência artificial ajuda a criar uma experiência ainda mais realista.

Só não está claro quando ou se a aiMo vai ser lançada. A capa é uma das várias criações da C-Lab, divisão da Samsung que desenvolve projetos criativos ou experimentais, mas que frequentemente não são transformados em produtos.

De todo modo, a aiMo e outros projetos da C-Lab serão demonstrados na CES 2019, evento marcado para a segunda semana de janeiro.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados