AMD confirma terceira geração de processadores Ryzen

Confirmados na CES 2019, processadores AMD Ryzen de terceira geração terão arquitetura Zen 2 de 7 nanômetros e chegarão na metade de 2019

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Ryzen

A grande novidade da AMD na CES 2019 é, certamente, a placa de vídeo Radeon VII, seguida pelos novos chips Ryzen Mobile (para notebooks). Mas essas não são as únicas novidades: a companhia também confirmou a chegada da terceira geração de processadores Ryzen (para desktops) com arquitetura Zen 2 e suporte ao padrão PCI Express 4.0.

Nem todas as características da linha são conhecidas porque os novos chips só serão lançados no meio do ano. A AMD se limitou a fazer uma rápida demonstração de um processador Ryzen de terceira geração que, por ser protótipo, não teve nome e detalhes técnicos revelados.

O chip usado na demonstração tinha oito núcleos e 16 threads e, em um teste realizado no Cinebench R15 com consumo estimado em 130 W, atingiu 2.023 pontos. A AMD o comparou com um Intel Core i9-9900K, que fez 2.042 pontos no Cinebench R15, mas rodando a 180 W, aproximadamente. Na comparação com a geração atual da linha Ryzen, a companhia estima ganho de desempenho na casa dos 15%.

Sabe-se que a terceira geração dos chips Ryzen contará com a arquitetura Zen 2. Ela é baseada em um processo de fabricação de 7 nanômetros da TSMC. Um detalhe curioso aqui é que, no mesmo chip, existe uma matriz de 14 nanômetros dedicada aos controladores de memória e a instruções de entrada e saída (I/O). Entre outros benefícios, essa abordagem deve reduzir a latência no acesso à memória.

Essa matriz é a que aparece à esquerda no processador mostrado abaixo. Já o “bloquinho” à direita corresponde ao chiplet com oito núcleos, mas com tecnologia de 7 nanômetros — ele é de 25% a 50% menor que um die de 14 nanômetros. Ainda não está claro, porém, se esse total de núcleos é a quantidade máxima suportada pela nova geração.

Chip Ryzen de terceira geração (por AnandTech)

Chip Ryzen de terceira geração (por AnandTech)

De qualquer forma, é só questão de tempo para conhecermos essa e as demais características. A expectativa é a de que a AMD lance os primeiros processadores Ryzen de terceira geração entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019.

Com informações: AnandTech, ExtremeTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados