Windows 7 vai perder suporte gratuito daqui a um ano

Windows 7 não receberá atualizações gratuitas de segurança após 14 de janeiro de 2020, ficando mais vulnerável a vírus e ataques

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses

O suporte estendido ao Windows 7 vai acabar daqui a um ano, em 14 de janeiro de 2020. Isso significa que o sistema não receberá atualizações gratuitas de segurança, ficando mais vulnerável a vírus e ataques. Empresas poderão pagar para receber updates até 2023, mas a Microsoft recomenda que todos migrem para o Windows 10.

A Microsoft explica que o Windows 7 poderá ser instalado, ativado e usado mesmo após janeiro de 2020. No entanto, “assim que o suporte for encerrado, seu PC ficará mais vulnerável aos riscos de segurança… você parará de receber atualizações de segurança e de recursos”.

Para consumidores, a Microsoft recomenda simplesmente atualizar para o Windows 10 comprando uma licença completa. Isso significa pagar R$ 559,99 pela versão Home ou R$ 809,99 pela versão Pro. “Para usufruir dos recursos mais recentes do hardware, recomendamos que você adquira um novo PC”, ela diz.

Windows 7 receberá atualizações pagas até 2023

Enquanto isso, as empresas poderão receber atualizações de segurança — mas elas não serão gratuitas.

Clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume poderão adquirir as Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) entre 2020 e 2023. O preço dependerá da quantidade de dispositivos e vai aumentar a cada ano. Elas receberão desconto se estiverem migrando para o Windows 10.

Há também o serviço Windows Virtual Desktop (WVD) que oferece máquinas virtuais rodando Windows 7 e hospedadas na nuvem Azure. Elas receberão os mesmos patches de segurança até 2023. Isso está disponível para empresas que assinam o Windows Enterprise E3.

Por fim, os clientes do Microsoft 365 Business podem atualizar dispositivos com licença do Windows 7, 8 ou 8.1 Pro para o Windows 10 sem custo adicional.

Há ainda as versões Embedded do Windows 7, usadas em sistemas de entretenimento para carros, em equipamentos de indústria e em terminais PoS (como caixas de supermercado). Elas terão suporte oficial até 2021.

O Windows 10 ultrapassou o Windows 7 em número de usuários de internet, segundo o NetMarketShare: eles respondem por 39,22% e 36,9% do mercado, respectivamente. Você está usando o Windows 7 na sua casa ou empresa?

https://twitter.com/Windows7EoS/status/1084789278629076992

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados