Nvidia deve lançar GTX 1660 Ti, placa parecida com a RTX 2060

Rumores indicam que a Nvidia deve anunciar a GeForce GTX 1660 Ti, placa de vídeo parecida com a RTX 2060, só que mais lenta e sem ray tracing

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nvidia

Anunciada na CES 2019, a GeForce RTX 2060 é uma placa de vídeo que, na primeira olhada, vem para substituir a GeForce GTX 1060. Mas, se te oferecessem uma placa que fica entre essas duas, só que sem a tecnologia de ray tracing que marca a série RTX, você a compraria? Bom, se os rumores estiverem certos, essa vai ser a proposta da Nvidia GeForce GTX 1660 Ti.

A Nvidia não comenta o assunto, mas burburinhos recentes indicam que a companhia está prestes a anunciar uma placa de vídeo com tecnologias atuais, mas não tão sofisticadas quanto os modelos da série RTX, como a GeForce RTX 2080 e GeForce RTX 2070.

Os mesmos rumores indicam que GeForce GTX 1660 Ti é o nome mais cogitado (mas não confirmado) para a nova placa. Faz sentido: o “RTX” é uma referência à técnica de ray tracing (traçado de raios) que caracteriza a atual geração, mas, como já dito, esse é um recurso que a nova placa provavelmente não terá.

Para quem está por fora, eis uma rápida explicação: ray tracing é uma abordagem que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes. Soa muito promissor. O problema é que ainda estamos esperando por jogos que mostrem que o ray tracing é tudo isso mesmo.

Diante dessas circunstâncias, lançar a GeForce GTX 1660 Ti sem ray tracing não seria uma aposta arriscada, até porque a suposta nova placa deve vir com DLSS (Deep Learning Super-Sampling), técnica de renderização que também caracteriza a geração atual: ela utiliza núcleos Tensor e aprendizagem profunda para dar contornos mais definidos aos objetos.

Os rumores também apontam que a GTX 1660 Ti vai ter como base o chip TU116, de arquitetura Turing e tecnologia de fabricação de 12 nanômetros. A sua ficha técnica deve incluir 1.536 núcleos CUDA, 120 TMUs (unidades para texturas), 48 ROPs (para renderização), além de 6 GB de memória com interface de 192 bits.

Nvidia GeForce RTX 2060

Nvidia GeForce RTX 2060

Não há comentários sobre características como frequência base, quantidade de núcleos Tensor e TDP, mas as especificações descritas no parágrafo anterior são similares às da GeForce RTX 2060 — é como se a GTX 1660 Ti viesse para ser uma versão “capada” desta.

É claro que tudo isso ainda é especulação. A Nvidia não confirmou os planos de lançar a placa. Mas seria um movimento perspicaz torná-la real: estima-se que a GTX 1660 Ti vai custar algo em torno de US$ 250, logo, poderia atrair (a enorme parcela de) jogadores que torcem o nariz para a série RTX por conta dos preços elevados.

Além disso, a nova placa de vídeo poderia servir de parâmetro para a Nvidia estimar, com base na comparação dos números de vendas, se o ray tracing já consegue ter algum apelo comercial.

Com informações: ExtremeTech, VideoCardz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados