Android Q poderá dar mais liberdade para operadoras bloquearam chips de concorrentes

Arquivos do novo sistema do Google indicam possibilidade de criar listas de operadoras proibidas para o celular

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Droid Android

A versão final do Android Q poderá ser liberada no terceiro trimestre deste ano com mudanças negativas. Arquivos indicam que a nova versão do sistema dará ainda mais controle para operadoras, que poderão bloquear o uso de chips de certas concorrentes.

A alteração foi descoberta pelo 9to5Google na plataforma de gerenciamento de código usada pelo Android. O repositório possui registros de mudanças recentes em quatro arquivos batizados de “Melhorias de restrição de operadoras para o Android Q”.

Os arquivos criam a possibilidade de as empresas definirem listas com operadoras “permitidas” e “excluídas”, ou seja, que funcionam ou não no celular. Assim, quem vende o aparelho teria o poder de definir quais alternativas os usuários teriam ao trocar de operadora.

Outra mudança permitiria que as operadoras controlassem até mesmo smartphones com espaço para dois chips. As empresas poderiam obrigar os usuários a adotarem um cartão SIM autorizado no primeiro slot para liberar o uso do segundo slot.

Se as condições não forem atendidas, os proprietários dos dispositivos teriam à sua disposição apenas as chamadas de emergência. Felizmente, não é possível confirmar que a solução chegará de fato ao Android Q.

O sistema ainda será testado por desenvolvedores e poderá ter mudanças até ser oferecido aos usuários finais. Até o lançamento, é melhor torcer por melhorias de verdade como a expansão do modo noturno, mais controle sobre apps que acessam a localização e um modo desktop.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados