Samsung lança chip para armazenamento de 1 TB que pode chegar ao Galaxy S10

Samsung lança primeiro chip de 1 TB no padrão eUFS para celulares; ele atinge velocidade de leitura sequencial de 1 GB/s

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung começou a produzir em massa o primeiro chip de 1 TB no padrão eUFS para celulares de próxima geração. É o bastante para armazenar mais de 40 horas de vídeo 4K. Ele também atinge velocidade de leitura sequencial de 1 GB/s, ultrapassado o desempenho de alguns drives SSD para notebooks. Este componente pode dar as caras no Galaxy S10.

Este é o primeiro chip de 1 TB com a tecnologia eUFS 2.1 (Embedded Universal Flash Storage) voltada para celulares. “Entusiastas de smartphone poderão em breve aproveitar a capacidade de armazenamento comparável a um notebook premium, sem ter que depender de cartões de memória adicionais”, diz a Samsung em comunicado.

Este eUFS atinge velocidades de leitura sequencial de até 1.000 MB/s. Isso é aproximadamente o dobro de um SSD SATA de 2,5 polegadas. Por exemplo, o Samsung 860 Pro chega a até 560 MB/s. (Claro, SSDs em formato M.2 são bem mais rápidos que isso.)

No entanto, há um “gargalo” na velocidade de escrita sequencial. O chip eUFS atinge no máximo 260 MB/s, ou metade de um SSD SATA. As velocidades de gravação e leitura aleatórias também são menores que em um laptop.

Ainda assim, este chip é mais rápido que seu antecessor de 512 GB para celulares, também criado pela Samsung. A velocidade de leitura aleatória chega a 58.000 IOPS (operações aleatórias por segundo), ou 38% a mais. Enquanto isso, a gravação aleatória atinge 50.000 IOPS, ou 25% a mais.

Samsung pode lançar Galaxy S10 com 1 TB

O novo chip ocupa a mesma área que a versão de 512 GB (11,5 x 13 mm) usada no Galaxy Note 9. É bem provável que vejamos um Galaxy Note 10 com 1 TB de armazenamento.

Além disso, uma fonte diz ao GSMArena que haverá uma versão premium limitada do Galaxy S10+ com 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Segundo rumores, este é um modelo com bateria de 5.000 mAh e compatível com redes 5G.

“Espera-se que o eUFS de 1 TB desempenhe um papel fundamental em trazer uma experiência de usuário mais parecida com um notebook para a próxima geração de dispositivos móveis”, diz Cheol Choi, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing de Memória da Samsung, no comunicado.

Com informações: Samsung, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados