Certificado internacional de vacinação agora é emitido pela internet

Exigido para entrada em mais de 100 países, Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) agora pode ser gerado a partir de site do governo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

Você não vai mais precisar fazer uma peregrinação para tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Exigido para entrada em vários países, o documento agora pode ser obtido pela internet, a partir do Portal de Serviços do Governo Federal.

O CIVP normalmente é requisitado para entrada em países que exigem que o visitante seja vacinado contra febre amarela (dependendo do país, outras vacinas também podem ser exigidas). O documento é obrigatório em mais de 100 nações. Para saber se o destino que você pretende visitar requer o certificado, pode-se consultar esta página da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Até então, a emissão do CIVP funcionava assim: o cidadão tinha que tomar a vacina contra febre amarela, realizar um cadastro no site da Anvisa e depois comparecer a um posto de atendimento da agência portando o comprovante de vacinação para validação cadastral e retirada do documento.

Agora, basta se cadastrar no Portal de Serviços com o CPF, escolher a opção de emissão do CIVP e preencher o formulário. Durante o processo, será necessário enviar cópia digitalizada do comprovante de vacinação e do documento de identidade.

A solicitação será analisada e, se tudo estiver ok, o certificado será gerado em até cinco dias úteis. Depois disso, é só imprimí-lo e assiná-lo, não sendo necessário comparecer a um posto da Anvisa. O documento tem validade vitalícia e emissão gratuita.

De acordo com o Ministério da Saúde, os postos de atendimento continuarão emitindo o documento para cidadãos com dificuldade de acesso ao sistema online, estrangeiros sem CPF, analfabetos e população indígena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados