Fim da punição: Apple restaura apps internos do Facebook e Google para iPhone

Por violação de regras, Apple havia revogado certificados do Facebook e Google que permitiam que apps funcionassem no iOS sem depender da App Store

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Mark Zuckerberg

Final feliz: poucas horas depois de revogar os certificados corporativos que permitiam que Facebook e Google desenvolvessem aplicativos internos no iOS sem necessidade de submetê-los à App Store, a Apple decidiu restaurá-los. Com isso, os apps que haviam parado de funcionar estão voltando à normalidade.

O “drama” começou depois da polêmica do Facebook Research. O aplicativo tem a finalidade de capturar dados de smartphones dos usuários em troca de recompensas financeiras de até US$ 20 por mês. Essa prática, por si só, é bastante questionável. Mas o que trouxe problemas ao Facebook é que a versão do app para iOS era baseada em um certificado corporativo fornecido pela Apple que não poderia ser usado para esse fim.

Esse certificado é emitido para todas as organizações que participam do Developer Enterprise Program, iniciativa da Apple que, no caso do iOS, permite que desenvolvedores criem aplicativos de uso interno sem necessidade de vínculo com a App Store. Isso é útil, por exemplo, para empresas que desenvolvem apps para seus funcionários.

Entre as regras do Developer Enterprise Program estão a de não distribuir os aplicativos internos a clientes e usar os certificados apenas para fins de desenvolvimento ou teste de software.

Pois bem, o Facebook violou as duas condições com o seu polêmico aplicativo. Mas logo ficou claro que a companhia não estava sozinha nessa história: o Google tinha um app de VPN chamado Screenwise Meter que também coletava dados de usuários do iPhone com base no certificado.

The Pancake of Heaven! / foto do Googleplex / onde fica a sede do google

Tinha porque o Google tratou de descontinuar o aplicativo para evitar uma punição por parte da Apple. Mas não adiantou: as duas companhias tiveram seus certificados revogados. Primeiro foi o Facebook. Sem o certificado, vários apps internos, em teste ou em desenvolvimento pararam de funcionar. Horas depois, a Apple anulou o certificado do Google.

Para alívio das duas companhias, a punição não durou muito tempo. A Apple restaurou os certificados corporativos de ambas. Não há detalhes sobre o que ocorreu nos bastidores, mas é possível que Facebook e Google tenham simplesmente se comprometido a seguir todas as regras do Developer Enterprise Program a partir de agora.

Algum tipo de acordo tinha mesmo que sair. E rápido. O prolongamento das revogações poderia impedir a atualização de aplicativos importantes para uma enormidade de usuários do iPhone, como Google Maps, Gmail, Facebook Messenger, Instagram e tantos outros.

Final feliz, mas com clima de “que isso não se repita”.

Com informações: TechCrunch, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados