Anatel quer acordo entre TIM, Vivo, Claro e Oi para roaming em cidades pequenas

Bastaria uma operadora ter cobertura na cidade para clientes das outras empresas conseguirem utilizar o celular

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone e chips de celular

O Brasil é um país cheio de cidades pequenas, e a cobertura de celular pode ser um problema nos municípios menores: em vários deles há presença de apenas uma ou duas operadoras, deixando clientes das demais empresas sem acesso. A Anatel quer resolver esse problema através do roaming entre Claro, Oi, TIM e Vivo em locais com menos de 30 mil habitantes.

De acordo com o Teletime, as operadoras trabalham junto à Anatel para que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes sejam contemplados com o roaming total. Dessa forma, clientes de uma determinada operadora poderiam usar serviço de voz e internet móvel onde isso atualmente não é possível.

Dos 4.500 municípios com população inferior a 30 mil habitantes, cerca de 3.072 não são atendidos ao mesmo tempo pelas quatro principais operadoras (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Por enquanto, as operadoras utilizariam o roaming apenas nos municípios onde não possuem presença. No futuro, é possível que elas implementem o roaming em áreas de sombras ou estradas, onde uma operadora possui melhor presença dependendo da região.

Ainda não se sabe se haverá custos para utilizar uma rede parceira. Isso deverá ser determinado pelas operadoras de origem. TIM, Vivo, Oi e Claro também compartilham a infraestrutura em algumas cidades; nesse caso, o cliente não paga a mais pelo serviço.

Atualmente, a cobertura é algo estratégico das operadoras, considerado inclusive como diferencial pelos clientes na hora de escolher uma empresa de celular.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados