Estes são os 230 emojis que chegarão ao WhatsApp, Android e iPhone em 2019

Unicode Consortium aprovou a criação de 230 novos emojis, incluindo pessoas com deficiência, mais casais e símbolos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Todo ano, o Unicode Consortium aprova a criação de novos emojis — os símbolos e carinhas que se tornaram bastante populares nos últimos anos. Desta vez, temos o Emoji 12.0 com 230 novos ícones que serão implementados pelo Google, Apple, Microsoft e WhatsApp ao longo de 2019. Há um foco em representar pessoas com deficiência, incluindo aparelho auditivo, cadeira de rodas, perna mecânica e cão-guia.

A ideia de criar emojis para pessoas com deficiência partiu da Apple. Ela fez a sugestão para o Unicode Consortium no ano passado, e os símbolos foram adotados oficialmente. Isso inclui objetos como cadeira de rodas (manual ou motorizada) e bengala para cegos, além de indivíduos usando esses instrumentos. Há ainda uma pessoa indicando que é surda usando o gesto da linguagem de sinais.

Temos mais emojis para alimentos, como alho, cebola, manteiga e cubo de gelo — oficializaram até uma cuia de chimarrão! Entre os novos animais, temos o orangotango, bicho-preguiça, lontra e gambá (para aquele seu amigo fedido). Há ainda objetos como paraquedas, ioiô, cueca, curativo, estetoscópio e cadeira (que, surpreendentemente, ainda não existia).

Emoji 12.0 oferece mais opções de casais e símbolos

Com o Emoji 12.0, todas as formas de quadrado, círculo e coração estarão disponíveis nas seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, branco, preto e marrom.

No entanto, é a representação de casais que engloba a maior parte dos novos emojis. Você pode combinar dois indivíduos com qualquer tom de pele, ou mesmo com gênero neutro — são símbolos descritos como “pessoa” em vez de “homem” ou “mulher”.

Google, Apple e Microsoft mostram como serão os novos emojis no Android, iOS e Windows:

Confira aqui a lista completa de novos emojis. O Unicode Consortium ofereceu toda a documentação necessária para implementá-los. Eles devem chegar às versões mais recentes do iOS, Android, Windows, WhatsApp e Facebook Messenger ao longo de 2019.

O número de emojis vem crescendo rapidamente: são 3.053 no total, contra “apenas” 1.264 em 2015. Nos últimos anos, foram adicionadas opções de cabelo, incluindo ruivo e careca; mulheres em diferentes profissões; e suporte a tons de pele.

Todos os novos emojis para 2019:

Com informações: Emojipedia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados