WhatsApp se aproxima de Moro para tratar de relação com a Justiça

A vice-presidente de políticas públicas do WhatsApp se reuniu com o ministro na segunda-feira (18)

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública (Foto: Isaac Amorim/MJSP)

O WhatsApp está se aproximando do governo brasileiro para tratar de questões ligadas ao acesso de dados que ajudem em investigações. Para isso, a vice-presidente global de políticas públicas do WhatsApp, Victoria Grant, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na segunda-feira (18).

Segundo a Folha de S.Paulo, este foi um primeiro encontro para discutir o tema. Nele, a executiva do WhatsApp comentou sobre os planos da empresa de reforçar a equipe que se comunica em português para agilizar respostas às autoridades brasileiras.

Na terça-feira (19), membros do ministério se reuniram novamente com Victoria e representantes do Facebook Brasil. A conversa seguiu tratando de iniciativas da companhia para colaborar com a Justiça brasileira.

Os detalhes da reunião não foram revelados, mas certamente o objetivo é evitar novas decisões judiciais como as que levaram ao bloqueio do mensageiro no Brasil. O aplicativo, que não deverá abrir mão de sua criptografia de ponta a ponta, parece buscar ao menos um bom relacionamento com autoridades.

Em junho de 2017, o WhatsApp participou de uma audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que tratava justamente dos bloqueios do serviço. O debate foi criado para entender se as determinações da Justiça seriam inconstitucionais.

Na ocasião, o cofundador do app, Brian Acton, que até então fazia parte da equipe, destacou o ponto que costuma ser levantado pelo WhatsApp: a criptografia é inviolável e não permite que conversas sejam interceptadas, nem mesmo pela companhia.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados