Microsoft lança HoloLens 2 e resgata Kinect de olho em empresas

A empresa afirma que os hologramas ficaram mais realistas na segunda geração do HoloLens

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft HoloLens 2

A primeira geração do HoloLens, o óculos de realidade aumentada da Microsoft, foi lançada em 2016. De lá para cá, ele deixou de se concentrar em entretenimento para oferecer soluções corporativas e educacionais. Agora, há uma nova versão do dispositivo: o HoloLens 2.

Ele é o principal destaque da Microsoft na MWC 2019. Segundo a fabricante, ele ficou mais imersivo por conta dos hologramas mais realistas e do campo de visão, que dobrou de tamanho. A interação com elementos que aparecem na tela também melhorou.

A empresa diz que isso foi possível devido ao novo sensor de profundidade com a tecnologia de tempo de voo (ToF, ou Time of Flight). Com a ajuda de inteligência artificial, o HoloLens 2 busca tornar a interação com os hologramas mais natural.

O visor também é capaz de fazer um rastreamento ocular para entender o ponto que o usuário está olhando. Ele também realiza um reconhecimento de íris para ser compartilhado entre várias pessoas de forma segura.

O HoloLens 2 se tornou mais leve com o uso de fibra de carbono e ganhou uma nova forma de gerenciar a temperatura. Com sua câmara de vapor, o aparelho deverá ser usado por períodos mais longos.

Microsoft Dynamics 365 Guides

Dynamics 365 Guides é app do HoloLens 2 para o treinamento de funcionários

Há, também, novos aplicativos, como o Dynamics 365 Guides, voltado ao treinamento de funcionários. A Microsoft se uniu, ainda, à Mozilla, para oferecer um protótipo do navegador Firefox Reality, e à Epic Games, para tornar o motor gráfico Unreal Engine 4 compatível com o óculos.

O HoloLens 2 está disponível em pré-venda por US$ 3.500 para Estados Unidos, Canadá, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Microsoft trouxe o Kinect de volta

Outro lançamento da Microsoft é o Azure Kinect, um aparelho parecido com o antigo acessório para Xbox. A diferença, no entanto, está no fato dele ser voltado para empresas e, não, para entretenimento, como aconteceu até 2017.

O novo dispositivo pode ser útil em lojas parecidas com as do Amazon Go, que identificam o que foi tirado da prateleira com câmeras e sensores e cobram o valor da compra quando o cliente sai do local. Ele também está sendo usado em hospitais para evitar quedas de pacientes.

Para isso, o Azure Kinect é desenvolvido com câmera de 12 megapixels, sensor de profundidade de 1 megapixel com tecnologia ToF e um conjunto de sete microfones espalhados em 360 graus. O aparelho tem pouco mais de 12 cm de comprimento e 3,8 cm de espessura.

O Azure Kinect atua de forma individual ou com vários dispositivos ao mesmo tempo. Ele está disponível para desenvolvedores nos EUA e na China por US$ 399.

Microsoft Azure Kinect

Com informações: Microsoft, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados