Falha no iPhone faz apps travarem ao falar ou digitar sequência de hifens

Bug trava apps como WhatsApp e Facebook em iPhones e iPads com iOS 11 ou 12; falha está em "Pontuação Inteligente" da Apple

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Há um bug curioso afetando iPhones e iPads com iOS 11 ou 12. Se você digitar hífen (-) cinco vezes dentro de um app, como o WhatsApp, Facebook ou Notas, ele será fechado imediatamente. O mesmo acontece se você repetir a palavra “hífen” usando o ditado. A falha também afeta a busca do Spotlight, travando o sistema temporariamente. Para evitar isso, é preciso desativar um recurso da Apple chamado “Pontuação Inteligente”.

O Tecnoblog fez o teste em um iPhone 8 Plus rodando iOS 12.2. O bug funciona em qualquer campo de texto se você usar o Ditado: basta tocar no ícone de microfone, dizer “hífen, hífen, hífen, hífen, hífen” e o aplicativo vai travar.

Isso afeta a busca do Spotlight inclusive com o iPhone bloqueado: deslize a tela de bloqueio para a direita, toque no microfone do campo Buscar, e fale “hífen” cinco vezes. O iOS vai travar, se recuperar, e então pedir por sua senha ou Touch ID/Face ID.

Além disso, digitamos cinco hifens e tocamos na tecla Retorno dentro de vários apps; em todos os casos, eles fecharam inesperadamente. Isso aconteceu no Twitter (ao compor um tweet), no Facebook (ao criar um novo post), no Instagram (ao criar uma legenda nos Stories), no Calendário (ao criar um novo evento) e no Notas.

Um usuário relata que o mesmo problema existe no WhatsApp. Detalhe: ele demonstrou isso em março do ano passado, mas o bug permanece.

Curiosamente, o problema não aparece quando você digita vários hifens em um campo de busca: se você fizer isso na pesquisa interna do Instagram ou Twitter, ou mesmo no Spotlight do iOS, eles continuarão a funcionar normalmente. Neste caso, o bug só ocorre quando você usa o Ditado.

Falha está no recurso Pontuação Inteligente do iOS

Vale notar que o problema ocorre em diversos idiomas, incluindo inglês e espanhol, não apenas em português. Também reparamos em algo importante: a falha nunca aparece quando você digita vários hifens com o SwiftKey, somente com o teclado nativo do iOS.

Isso dá uma pista para entender o problema. O teclado nativo do iOS converte automaticamente dois hifens consecutivos (- -) em um travessão (—); trata-se de um recurso chamado “Pontuação Inteligente” que foi lançado no iOS 11. O SwiftKey não faz isso.

De fato, o problema deixa de ocorrer quando você desativa a Pontuação Inteligente: feito isso, é possível falar ou digitar hífen inúmeras vezes sem que o iOS trave.

Basta ir até Ajustes > Geral > Teclado e desativar a opção Pontuação Inteligente. Fizemos isso, digitamos o hífen repetidas vezes em diversos apps, usamos o Ditado, mas tudo funcionou normalmente.

Isso está longe de ser uma falha grave, mas ela permanece sem correção há muito tempo. O bug foi demonstrado há duas semanas por Filip Koroy, do canal EverythingApplePro no YouTube; a Apple ainda não se manifestou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados