USB 3.2 chega em 2019 com velocidade de até 20 Gb/s (e mais confusão)

Com seus 20 Gb/s, USB 3.2 vai ter o dobro da velocidade do USB 3.1, mas nomes comerciais confusos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
USB-C (imagem: Pixabay)

Se você às vezes se perde com a quantidade de padrões do USB, saiba que a confusão vai aumentar: o USB 3.2 está praticamente pronto e chegará logo mais ao mercado. O seu principal atrativo vai ser a velocidade de até 20 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados.

O USB Implementers Forum (USB-IF) aproveitou o MWC 2019 para trazer o assunto à tona, mas, na verdade, o USB 3.2 foi confirmado há quase dois anos. De lá para cá, a organização trabalhou apenas em alguns detalhes.

Tecnicamente, não há grandes mudanças. Os esforços se concentraram em aumentar a velocidade da tecnologia. O USB 3.0 transfere até 5 Gb/s. Tempos depois, o USB 3.1 chegou trazendo até 10 Gb/s. A lógica de dobrar a velocidade foi repetida: como já dito, o USB 3.2 promete até 20 Gb/s.

Explicando assim, não parece confuso. O problema é que, em uma decisão estranha, o USB-IF passou a promover o USB 3.0 como “USB 3.1 Gen 1” enquanto o USB 3.1 em si foi chamado de “USB 3.1 Gen 2”. Dúvidas sobre as velocidades de ambos os padrões acabam não sendo incomuns, consequentemente. A nova versão traz novas denominações e deixa tudo pior, olha só:

  • USB 3.0 (5 Gb/s): USB 3.2 Gen 1
  • USB 3.1 (10 Gb/s): USB 3.2 Gen 2
  • USB 3.2 (20 Gb/s): USB 3.2 Gen 2×2

Esse “2×2” é uma referência ao uso de dois conjuntos de vias para transferência de dados, tanto para envio quanto para recebimento. Ao menos os nomes oficiais para fins de marketing são mais claros: SuperSpeed USB (3.0), SuperSpeed USB 10 Gbps (3.1) e SuperSpeed USB 20 Gbps (3.2).

USB 3.2

As múltiplas faixas de transmissão de dados não implicam, necessariamente, em mudanças físicas na tecnologia. O USB 3.2 continuará tendo como base o conector reversível USB-C. Além disso, os atuais cabos nos padrões SuperSpeed USB e SuperSpeed USB 10 Gbps já foram preparados para suportar o desempenho de novas gerações. Como não poderia deixar de ser, a nova versão do USB vai ser compatível com as anteriores.

De acordo com o USB-IF, componentes com USB 3.2 deverão ser fabricados a partir do segundo semestre. Com isso, os primeiros dispositivos baseados no novo padrão chegarão ao mercado, no mais tardar, em 2020.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados