Cartões microSD Express poderão atingir velocidade de SSD com até 985 MB/s

Novo padrão microSD Express faz transferências sequenciais de até 985 MB/s e permite capacidade de até 128 TB

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Os cartões de memória são ótimos para expandir o armazenamento limitado de alguns celulares Android, mas podem reduzir o desempenho devido às velocidades baixas de leitura e gravação. Aí entra o novo padrão microSD Express: ele consegue atingir taxas de transferência de até 985 MB/s, ultrapassando até mesmo alguns SSDs; e permite capacidades de até 128 TB.

O padrão microSD Express foi anunciado esta semana pela SD Association, e será adotado em futuros cartões de memória nos próximos meses e anos. Ele promete velocidades altas para diversos usos, incluindo apps de celular, consoles portáteis de jogos, dispositivos IoT (internet das coisas), câmeras de ação, realidade virtual e mais.

Existirão três tipos de cartões de memória, dependendo de sua capacidade e sistema de arquivos; todos poderão fazer transferências sequenciais de até 985 MB/s:

  • microSDHC Express: até 32 GB, sistema FAT32
  • microSDXC Express: até 2 TB, sistema exFAT
  • microSDUC Express: até 128 TB, sistema exFAT

Cartões microSD Express têm duas fileiras de pinos

Como o microSD Express consegue realizar transferências tão rápido? O segredo está na segunda fileira de pinos. Ela adota os protocolos PCIe 3.1 e NVMe v1.3 para atingir velocidades maiores graças a recursos avançados como buffer de memória do host, bus mastering e multi queue.

Enquanto isso, a primeira fileira de pinos mantém compatibilidade com leitores de microSD existentes. Ou seja, você poderia colocar um microSD Express no seu celular — mas ele funcionaria em velocidades legadas mais baixas.

O microSD Express abre a possibilidade de expandir o armazenamento de celulares e tablets sem se preocupar com o desempenho. Bastaria inserir o cartão de memória no celular, ativar o “armazenamento adotável” (adoptable storage) do Android, e pronto.

Claro, ainda não existem dispositivos compatíveis com microSD Express, nem mesmo cartões de memória nesse padrão. Por enquanto, temos que nos contentar com acessórios mais lentos: o cartão SanDisk Extreme de 1 TB, por exemplo, atinge 160 MB/s em leitura e 90 MB/s em gravação.

Foto por Yosi Pinto/Twitter

Com informações: SD Association, TechCrunch. Atualizado em 01/03.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados